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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) em parceria com a Secretaria de Ciências e Tecnologia (Secitec), Conselhos Municipais de Educação e a comunidade discutem o desenvolvimento de novas diretrizespara a grade curricular do ensino médio em todo o Estado.
Entre as propostas apresentadas estão a divisão por semestres com revezamento em blocos que serão alternados entre ciências exatas e humanas, organização por módulos, criação de um sistema direcionado ao profissionais da área para avaliação da formação continuada e a oferta de ensino complementar para a comunidade.
A secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Ema Marta Dunck Cintra reafirma a intenção de efetuar as melhorias apresentas. “Temos quase uma centena de proposições formatadas, mas é preciso dizer que Mato Grosso sempre manteve essa preocupação, tendo o ensino médio como uma pauta em evidência, no sentido de garantir o direito à permanência, e o sucesso na aprendizagem” pontua.
Ema Dunck acrescenta que a utilização destes métodos propostos devem contribuir análises e possibilitar melhorias a médio prazo. “Quando sugerimos a criação de uma avaliação de formação é para que a mesma seja feita via sala do Educador e servirá para nos dizer até que ponto as práticas podem ser melhoradas”.
A proposta formatada foi encaminhada à Comissão Especial da Câmara dos Deputados esta sendo apreciado junto a outras propostas de todo o país que devem resultar projetos de lei de modernização e universalização do ensino médio do Brasil.
A superintendente de Educação Básica da Seduc, Catarina Cortez explica que a intensão é criar um padrão de atendimento do ensino médio. “Se conseguirmos esse padrão estaremos também combatendo os dois grandes vilões do ensino médio: a evasão e a repetência” afirma a superintendente.