Escolas estaduais iniciam período letivo 2014 nesta segunda-feira

Data:

Compartilhar:

Izabel Barrizon/GD


Cerca de 360 mil estudantes de 542 escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso iniciam nesta segunda-feira (17) o período letivo de 2014. O atraso se deve à greve dos professores que durou mais de dois meses no ano passado, em que reivindicavam aumentos salariais e melhorias na profissão. Estado possui 744 escolas. 

Foto/Mayke Toscano/Secom-MT

Por conta disso, os alunos precisaram encurtar as férias de fim de ano para terminar o ano letivo de 2013 em fevereiro. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação do Estado (Seduc), a partir de agora o calendário escolar passa a se equiparar, mesmo que a escola não tenha participado da greve, que atingiu cerca de 90% das unidades.

O órgão aponta ainda que todos os colégios devem seguir o período de aulas de 200 dias letivos e às 800 horas aulas. Além disso, a escola deve definir quais dias serão facultativos e quais sábados do mês serão utilizados na reposição de aulas. Período letivo de 2014 deve ser finalizado em 22 de dezembro, conforme a Seduc.

Greve – Greve atingiu 450 mil estudantes e durou mais de 60 dias, uma das maiores paralisações da categoria no Estado. Durante o período, os profissionais da Educação realizaram diversas manifestações no Estado, receberam apoio dos deputados na Assembleia Legislativa, acamparam no Centro Político Administrativo e se reuniram com o governador Silval Barbosa (PMDB) em pelo menos duas oportunidades.

Acordo como o governo prevê o pagamento de 5% de ganho real, em março de 2014, 40% da hora-atividade aos professores interinos, outros 30% em 2015, chegando em 70% o valor da verba, incorporando 100% o salário dos servidores contratados, que não são contemplados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas