ENERGIA Usuários são contra aumento

Data:

Compartilhar:

Aumentar a conta de luz para controlar o consumo de energia elétrica está fora de cogitação para a população, que está disposta, no entanto, a pagar mais pelo melhor uso da energia produzida. Isso poderia ser feito com o incentivo ou até a criação de leis que obriguem a fabricação de eletrodomésticos com eficiência energética, que evitem o desperdício, mesmo que sejam mais caros.

As opiniões dos brasileiros a respeito das políticas energéticas no país fazem parte da pesquisa do DataSenado realizada em parceria com a Universidade de Columbia (EUA) e divulgada nesta quarta-feira (22) na reunião da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).

A pesquisa revelou ainda que 85% dos cidadãos concordaram total ou parcialmente que o Brasil invista mais em fontes de energia renováveis como a eólica e a solar. Parte dos entrevistados (43%) apoia total ou parcialmente que as empresas de energia pertençam ao governo, em vez de pertencerem à iniciativa privada. A oposição a esse fato, também total ou parcial, alcançou 38% dos entrevistados; 16% nem apoiam nem se opõem e 2% não souberam ou não quiseram responder.

Em relação ao governo ser o responsável por fixar os preços de energia, e não as empresas privadas, 37% se opuseram total ou parcialmente, 47% manifestaram apoio total ou parcial e 14% disseram não apoiar nem se opor. Conforme a pesquisa, observa-se que entre os respondentes mais jovens (de 16 a 19 anos), o apoio a essa responsabilidade do governo, de 31%, é menor que nas demais faixas etárias.

Para o presidente do Conselho dos Consumidores de Energia Elétrica de Mato Grosso (Consel), Marco Antônio Guimarães Jouan, a falta de planejamento do governo contribuiu para elevação do custo da energia. A falta de “sorte”, ou melhor, de chuvas, somada ao atraso na entrega de obras de geração e distribuição, e às ações necessárias como a aplicação da bandeira tarifária (prevista para 2013) agravaram o quadro. “Se as medidas tivessem sido tomadas alguns anos atrás, outras medidas (aumento) poderiam ter sido evitadas. Os reflexos dos reajustes seriam menores, mas a falta de água agravou a situação. As obras previstas não foram concluídas. É um pouco de tudo”.

Além disso tudo, ainda há desperdício, assegura o presidente do Conselho. “Não podemos esquecer o racionamento de 2001. Ainda tem o desperdício que torna a energia mais cara para nós porque eleva a necessidade de obras e as hidrelétricas já não se consegue fazer com aqueles armazenamentos de água e isso impacta na geração. Uma vez que o remédio está sendo amargo, o consumidor começa a participar mais, sendo que, deveria participar mais, independentemente dos aumentos”.

Governo

Representantes do Ministério de Minas e Energia serão convidados para comentar esta pesquisa na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...