No próximo fim de semana, 5,7 milhões de estudantes participam do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No sábado(3), primeiro dia de provas, os candidatos vão responder a questões de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo (4), serão aplicadas as provas de linguagens e códigos e de matemática. Além disso, no último dia do exame, o aluno fará a redação, que vale 50% da nota total.

O Enem serve para quê?
O exame avalia os conhecimentos dos estudantes que concluem o ensino médio e é usado como parte do processo seletivo de diversas de instituições de ensino superior públicas e privadas.
As universidades e faculdades podem tanto usar o Enem em substituição ao vestibular quanto considerar a nota no exame para concessão de bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos) e ingresso de candidatos pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Quando será o Enem?
As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro. Os portões de acesso serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília). A recomendação do MEC (Ministério da Educação) é que todos os candidatos cheguem ao local das provas até as 12h. Os alunos devem ficar atentos ao relógio nos estados em que há mudança de fuso horário ou que estão fora do horário de verão.
O MEC orienta o candidato a verificar, com antecedência, no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), o local de prova. Também é importante conhecer o trajeto até o local antes do dia do exame.