Empossada Cipa da prefeitura de Colíder

Data:

Compartilhar:

O Prefeito Municipal Celso Banazeski empossou ontem os 20 membros que vão compor a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e mais 18 suplentes. A servidora pública Silvana Capelari, foi designada como presidente da Cipa, e como vice-presidente ficou Sueli Aparecida de Almeida Pinto. Elizângela Aparecida de Oliveira ficou como 1ª secretária e Edriane Cássia Carbonera como 2ª secretária.

As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) são órgãos de criação e funcionamento obrigatório nas empresas e têm a sua constituição e funcionamento regulamentados pelos arts. 154 a 200 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), introduzidos pela Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977, ademais da Norma Regulamentadora 5 do Ministério do Trabalho e Emprego.
Seu objetivo é a prevenção de doenças e acidentes de trabalho através de ações positivas em relação a este fim. A CIPA é considerada tão importante para a saúde do trabalhador que inclusive a Constituição Federal, no seu Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, tratou de assegurar, na alínea a do inciso I do art. 10, a estabilidade ao empregado eleito para o seu quadro, desde o registro da sua candidatura até um ano após o final do seu mandato. Esta garantia de emprego visa preservar o cipeiro das pressões que possa sofrer por parte de seu empregador, uma vez que ele tem por dever denuncia situações de risco, muitas vezes contra os interesses do próprio empresário.



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EPISÓDIO 1

Notícias relacionadas