Em meio ao turbilhão que colocou Mato Grosso novamente entre os Estados que mais desmatam no país, foi lançado nesta quinta-feira (19) o programa “Boi Legal”, que visa à produção sem o desmatamento. O título é uma ação dos pecuaristas do município de Juara (664 Km de Cuiabá) em parceria com a Acrivale (Associação dos Criadores do Vale dos Arinos), Sindicato Rural de Juara e Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso).
O município já é conhecido como a 'capital do boi legal' e com o projeto, visa incentivar outros municípios a conterem a abertura de novas terras para a atividade pecária. Para Alexander Maia, secretário de Meio Ambiente, iniciativas como essa são responsáveis pela redução do desmatamento atingidos por Mato Grosso dos anos de 2004 a 2010.
Ao contrário da crença popular, de acordo com Luciano Vacari, superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), a pecuária no estado não é a responsável pelo aumento do índice do desmatamento registrado no mês de março e abril. Inclusive, segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), mais de 16 milhões de hectares no estado deixaram de ser desmatados, graças a incentivos como o boi legal.