Tarso Nunes
Gilberto Leite/Rdnews
Romoaldo Júnior deve presidir eleição da Mesa Diretora em 1º de fevereiro
A primeira sessão da Assembleia para a eleição da nova Mesa Diretora será realizada em pleno domingo (1º de fevereiro), às 9h, conforme o Regimento Interno (RI). Com isso, caberá a Romoaldo Junior (PMDB) presidir a chamada sessão preparatória, haja vista que de acordo com Regimento o deputado estadual que tiver o maior número de mandatos na Assembleia deve comandar os trabalhos. O peemedebista vai para o quinto mandato não consecutivo.
Apesar de ser num domingo, a sessão promete ser agitada, uma vez que a disputa para a presidência do Legislativo, até o momento, está acirrada. De um lado está a chapa formada por Emanuel Pinheiro (PR) como presidente e Eduardo Botelho (PSB) de primeiro secretário. Esta composição tem 11 votos. Já Guilherme Maluf (PSDB) e Mauro Savi (PR), à presidência e primeira secretaria, contam com 13 parlamentares favoráveis.
No papel como presidente, Romoaldo ficará também responsável por dar posse ao primeiro suplente Gilmar fabris (PSD), uma vez que a morte de Walter Rabello (PSD) colocou Fabris como substituto imediato. Diante disso, o atual suplente será decisivo na votação da escolha da chapa, entre Emanuel-Botelho e Maluf-Savi. No momento, o social-democrata tende a apoiar Maluf-Fabris, da qual Romoaldo é candidato a vice-presidente.
Antes, na abertura da sessão de domingo, o presidente interino convidará dois deputados com as maiores bancadas, que deve ser o PR com cinco e o PSD com quatro, para assumirem a primeira e segunda secretaria. Diante da composição da Mesa, o presidente receberá dos deputados reeleitos e eleitos os diplomas e as declarações de bens.
Seguindo o ritual da primeira sessão, os deputados fazem a promessa de atuação como parlamentar com os seguintes dizeres. “Prometo desempenhar fiel e lealmente o mandato que me foi outorgado pelo povo mato-grossense, guardar a Constituição Federal e a Estadual e servir a minha Pátria”. Após isso, mais procedimentos são realizados, e o presidente interino encerra a sessão. Logo em seguida, convoca uma específica para a eleição da Mesa Diretora.
2 de fevereiro
No dia seguinte, já na pose da nova Mesa Diretora, os deputados irão realizar, às 9h, a sessão solene, com convidados e a presença do governador Pedro Taques (PDT). O pedetista, inclusive, poderá fazer um pronunciamento “Mensagem do Poder Executivo” aos deputados.
Após a sessão solene, uma nova é reaberta com a participação exclusiva dos deputados. Nela o presidente eleito acolhe as indicações das bancadas para as respectivas lideranças, solicita às bancadas a indicação dos deputados para as comissões técnicas.
As informações são com base no Regimento Interno da Assembleia.