Vanderlei Luxemburgo começa a sofrer no Flamengo com atitudes semelhantes as que levaram Joel Santana a pedir demissão do Botafogo. Apesar da ótima campanha na temporada, o treinador virou alvo do torcedor nos últimos jogos. Porém, a princípio, não dá a impressão de que irá adotar a mesma postura do colega.
Joel Santana deixou o Botafogo há uma semana. O motivo alegado foi a perseguição por parte da torcida alvinegra, que passou a hostilizá-lo em todos os jogos. A gota d’água foi a derrota por 2 a 0 para o Vasco, no dia 20. Mesmo assim, o Alvinegro era líder do Grupo B da Taça Rio.
Hoje, o Flamengo não desfruta de tal posição, tendo caído para o terceiro lugar da Chave A. No entanto, o time está invicto na temporada, com 12 vitórias e apenas quatro empates, estando classificado para a final do Carioca por ter faturado a Taça Guanabara.
O problema é que as três últimas igualdades aconteceram nos três últimos jogos do Estadual. Neste mesmo período, Vanderlei Luxemburgo bancou a não contratação de Adriano, o que irritou a torcida, que queria o retorno do Imperador.
O jogador, então, foi para o Corinthians e Luxemburgo foi bastante hostilizado no empate por 3 a 3 diante do Madureira, no domingo (27). Até cartazes com os dizeres “Fora Luxa” apareceram no estádio Moacyrzão, em Macaé.
Após a partida, irritado, o treinador chegou a dizer que tais torcedores “levaram dinheiro” para fazer tal campanha. Depois, mais comedido, afirmou ao site oficial do clube que o fato não o perturba e pediu mais paciência ao torcedor.
Confira também
– O time campeão do mundo em 1981 nasceu seis anos antes. Entendemos a pressão por resultados, mas não podem esquecer o que estamos fazendo, que é muito bom. Queremos estar ainda mais fortes para as partidas decisivas, no Estadual e Copa do Brasil.
Contudo, Luxermburgo admitiu que o desempenho do time em campo está longe do ideal. Por enquanto, a equipe ainda não deu o espetáculo esperado pelo torcedor, que deposita esperanças em Ronaldinho Gaúcho, que tem alternado altos e baixos.
– Não dá para montar uma equipe da noite para o dia. Temos feito um trabalho excelente no Flamengo. Foram mudanças radicais. Estar na final, invictos, mostra que estamos no caminho certo. Mas futebol não é ciência exata. Time campeão leva tempo para fazer.