Distúrbio alimentar compromete massa óssea de adolescentes

Data:

Compartilhar:

Mesmo retomando o peso e voltando a se alimentar de forma adequada, a massa óssea dos pesquisados não foi recuperada

 
tamanho da letra
A-
A+
Foto: EFE/Arquivo
Transtornos no paladar podem contribuir significativamente para a obesidade infantil ou, no outro extremo, para a anorexia, segundo sugere um estudo feito por cientistas australianos
Transtornos no paladar podem contribuir significativamente para a obesidade infantil ou, no outro extremo, para a anorexia, segundo sugere um estudo feito por cientistas australianos

Pesquisa realizada em um grupo de 35 adolescentes do sexo feminino com anorexia nervosa e transtorno alimentar não especificado (TANE) que não se incluem completamente nos grupos da bulimia e anorexia mostra que, após um ano de tratamento, não houve melhoras no quadro de perda de densidade óssea (conteúdo mineral presente no esqueleto) das pacientes. ” Mesmo as meninas recuperando peso e voltando a se alimentar de forma adequada, a sua massa óssea não foi recuperada” , esclarece a autora do estudo, a endócrino pediatra Mariana Moraes Xavier, autora de uma tese de doutorado sobre o tema na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

” Estudos de perspectivas mais longas com mulheres adultas mostram que se o transtorno alimentar começa em uma idade jovem, elas têm maior chance de sofrer fraturas espontâneas na vida adulta” , comenta Mariana. É no fim da adolescência e começo da vida adulta que ocorre o pico da massa óssea no corpo, isto é, esta é a época em que acontece a maior parte da formação e calcificação dos ossos no corpo humano.

A pesquisadora continua: ” Qualquer distúrbio alimentar que cause desnutrição nessa faixa etária compromete a massa óssea para a vida toda” . No entanto, Mariana diz que há tanto estudos que apontam para a irreversibilidade da perda de densidade óssea, quanto outros que mostram o contrário: com um período maior de observação, combinado ao bom tratamento nutricional e diagnóstico precoce da doença, a recuperação da massa óssea poderia ser possível.

O trabalho foi realizado com pacientes do ambulatório do Programa de Atendimento, Ensino e Pesquisa em Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares (PROTAD), do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP, onde a pesquisadora era médica voluntária. Participaram do estudo adolescentes que estiveram no programa entre abril de 2006 e dezembro de 2008, excluindo-se pessoas do sexo masculino e com quadro clínico correspondente à bulimia.

Entre as participantes, 21 meninas apresentavam anorexia nervosa e outras 14 tinham casos enquadrados no TANE: idade entre 10 e 12 anos, sem a primeira menstruação e que tiveram perda de peso grande, porém com massa corpórea normal. Ao entrarem no PROTAD e após seis meses e um ano de tratamento, todas passaram por medições de altura e peso, além da verificação de idade e massa óssea a partir de exames radiográficos de mãos e punhos e da densitometria óssea (procedimento similar ao Raio-X, que mede a massa óssea) da coluna lombar.

Transtornos psiquiátricos

” Constatamos que as pacientes com a doença em estado mais avançado – com maior duração, perda de peso, mais tempo sem menstruar e saúde mais afetada – tinham também um comprometimento ósseo maior” , relata a pediatra. Das 35 participantes, 17 necessitaram de internação hospitalar. Entre elas, ainda, 21 apresentavam transtornos psiquiátricos ligados ao transtorno alimentar, como depressão, transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e transtorno obsessivo compulsivo (TOC), havendo, inclusive, casos em que ocorria a combinação entre alguns desses problemas.

Outro dado considerado foi a ausência de menstruação (amenorreia): havia 5 pacientes que apresentavam amenorreia primária, não tendo passado pela primeira menstruação (menarca), e outras 20 que já haviam tido a menarca, porém deixaram de menstruar (amenorreia secundária) por períodos que variaram de dois a nove meses, aproximadamente.

Após o tratamento, que envolveu os acompanhamentos médico, nutricional e psiquiátrico, foi constatada a melhora nutricional e hormonal nas pacientes. ” Todas tiveram ganho de peso, melhora de índice de massa corporal (IMC – mede a proporção entre o peso e a altura ao quadrado do paciente) e todas cresceram” , conta Mariana. Já com relação ao aspecto hormonal, dos 20 casos de amenorreia secundária, 70% voltaram a menstruar durante o período de acompanhamento. Entre as cinco pacientes com amenorreia primária, duas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...