O ano de 2011 chega ao fim para o São Paulo sem as duas coisas que a torcida mais preza: títulos e a chance de disputar a Copa Libertadores em busca do tetracampeonato.
Na próxima temporada, além do Paulistão e do Campeonato Brasileiro, a equipe vai ter que se contentar em jogar também apenas a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana. Com os planos claramente frustrados, o clube já pensa em reformulação.
A diretoria do São Paulo promete contratar entre sete e oito reforços para a próxima temporada. O diretor de futebol, Adalberto Batista, explicou como o clube pretende reforçar a equipe.
– Três jogadores serão contratados para serem titulares e os outros vão compor o elenco.
Um dos nomes mais cotados é o do volante Fabrício, do Cruzeiro, que também interessa a outros clubes. "Esse não nos preocupa", afirmou o diretor do São Paulo, deixando nas entrelinhas que a contratação está bem encaminhada. O zagueiro Paulo Miranda, do Bahia, também é dado como certo para 2012.
Um dos poucos a ficar sem contrato para 2012, Rivaldo já até se despediu do elenco e não fica para a próxima temporada. Dagoberto tem pré-contrato com o Internacional e também pode deixar o clube antes do fim do seu contrato, em abril, uma vez que a equipe colorada conta com ele na Libertadores. Por outro lado, o técnico Emerson Leão já indicou que deverá promover o atacante Ademilson, de 17 anos, e o meia Rafinha, de 21.
– Estes dois meninos possivelmente vão começar a pré-temporada comigo em 2012.
O treinador, que chegou com contrato curto, teve seu acordo renovado até o fim do ano que vem e, neste domingo, após a vitória sobre o Santos, por 4 a 1, em Mogi Mirim, já começou a ver a possibilidade de um ano melhor em 2012.
– A próxima temporada já começou com esta vitória. Tenho certeza de que postura, decisão, atitude e comprometimento vão mudar em 2012. Isso já começou a mudar muito e dá esperança para todos nós.