Dinheiro escorre pelo ralo na saúde, diz Taques

Data:

Compartilhar:

Flávia Borges/GD
 

Com discurso afinado rumo ao pleito de 2014, embora ainda não assuma publicamente a instenção de disputar o Palácio Paiaguás, o senador Pedro Taques (PDT) fez duras críticas à gestão Silval Barbosa (PMDB), especialmente à área da saúde, que passa por um verdadeiro caos.

Da tribuna, Taques diz que o tratamento que o governo dá ao setor tem sido desastroso. Segundo o senador, a situação “pede socorro” e mostra como o governo tem tentado maquiar o que vem ocorrendo nos últimos anos no estado.

Conforme o pedetista, na semana passada foi anunciado que o Tribunal de Contas da União (TCU) apontou sobrepreço nas compras de medicamentos da Secretaria de Estado da Saúde entre os anos de 2003 e 2010. O valor dos remédios chegaria a ser 300 a 400% acima do preço de mercado. De acordo com Taques, a imprensa vem noticiando que pacientes têm tido o tratamento interrompido por falta de medicamentos.

“Além do sobrepreço, o TCU investiga a informação de que medicamentos de alto custo venceram dentro das farmácias do governo–, apontou o senador.

Para Pedro Taques, a sucessão de erros e os atos de incompetência indicam a má gestão da saúde no estado. O senador também criticou os níveis de investimentos do governo estadual na área. Ele lembrou que o governador Silval Barbosa (PMDB) prometeu, na época da campanha, investir 15% do orçamento e está investindo pouco mais de 12%. Segundo o senador, das 120 Unidades de Pronto Atendimento (Upas) prometidas em quatro anos de governo, apenas 11 foram construídas até agora.

Taques disse que o Hospital da Criança não foi implantado e que a rede de hospitais públicos do estado não foi fortalecida, conforme promessas de campanha eleitoral. O senador lamentou ainda que seja feito tanto esforço para conclusão das obras da Copa do Mundo e tão pouco pela saúde pública.

“É o dinheiro público escorrendo pelos ralos”, lamentou o senador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas