Uma semana após a conquista do tricampeonato da Libertadores, o Santos volta ao Campeonato Brasileiro cheio de desfalques, mas disposto a tirar o atraso. A equipe visita o Figueirense nesta quarta-feira (29), às 21h50, em Florianópolis, precisando vencer para escapar da incômoda 16ª posição que ocupa, com apenas 5 pontos, e mostrar que vai mesmo brigar pelo título, como prometeu Muricy Ramalho.
Para o técnico colocar o plano em prática, porém, há um problema: o grande número de desfalques. Neymar, Elano e Paulo Henrique Ganso estão na Argentina, onde defenderão a seleção brasileira na Copa América, enquanto Danilo, Alex Sandro, Alan Patrick e Felipe Anderson só poderão disputar este jogo e mais um, contra o América-MG, neste sábado (2), antes de se juntar à seleção sub-20 que jogará o Mundial da categoria, na Colômbia – só devem voltar no fim de agosto.
É por isso que Muricy fala com grande interesse sobre os reforços que podem chegar à Vila Belmiro, mas sabe que bater o martelo pode ser bem complicado.
– Eu vejo a vontade dos jogadores de atuar no Santos, mas tem uma coisa: todo mundo quer jogar no Santos, mas na hora que eles falam o que querem para jogar aqui é que fica complicado. Esse é o lado duro da história.
Muricy admite, contudo, que espera jogadores de alto nível, como os comentados Diego e Zé Roberto, ambos com passagem pelo clube.
– É isso mesmo que o Santos deve fazer. É preciso trazer jogadores desse nível. Primeiro chegam os consagrados e depois os que vêm para compor elenco, pois temos um Campeonato Brasileiro complicadíssimo pela frente e, no fim do ano, o Mundial de Clubes.
Para o jogo desta quarta, Muricy vai se virar com o que tem, fazendo uma mistura da defesa que ganhou a Libertadores, com Edu Dracena e Durval na zaga e Adriano e Arouca como volantes, e mais o ataque que disputou as primeiras partidas do Brasileiro, com Richelly e Borges como principais opções.
No Figueirense, a grande novidade é a volta do atacante Reinaldo, recuperado de uma contusão sofrida no início do mês, no jogo contra o Atlético-GO. O técnico Jorginho não confirmou se ele sai jogando, mas o jogador se diz pronto.
– A opção é do Jorginho. O importante é que estou recuperado e pronto para voltar à equipe.
FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE X SANTOS
Data: 29 de junho de 2011 (quarta-feira)
Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Marcio Chagas da Silva (RS)
Auxiliares: Julio Cesar Rodrigues Santos e Marcelo Bertanha Barison (ambos do RS)
Figueirense:
Técnico: Jorginho
Santos: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Arouca e Roger (Alan Patrick); Richelly, Borges e Tiago Alves.
Técnico: Muricy Ramalho