Pesquisa sugere que maior atividade de ondas lentas emitidas durante o sono da criança estão ligadas ao desempenho da memória
Crianças que dormem bem têm melhor memória, de acordo com pesquisadores da Universidade de Tuebingen, na Alemanha.
A pesquisa revela que uma boa noite de sono torna as crianças mais capazes de converter conhecimento implícito em explícito do que os adultos. Conhecimento explícito é a informação que fica gravada na mente, enquanto o implícito é ser capaz de fazer alguma coisa sem necessariamente saber como. As informações são do Daily Mail.
O líder da pesquisa Jan Born e seus colegas treinaram 28 crianças e adultos a apertar botões de um painel numa ordem específica, usando um método de tentativa e erro.
Depois de uma noite de sono, os participantes foram convidados a recordar explicitamente uma sequência de botões.
As crianças tiveram melhor desempenho em testes de memória explícita do que os adultos, de acordo com os resultados publicados na revista Nature Neuroscience.
Os pesquisadores perceberam que, durante o sono, as crianças têm ondas cerebrais mais lentas ativas. Isso está quantitativamente ligado com o desempenho da memória explícito.
O estágio mais profundo do sono é caracterizado por padrões cerebrais conhecidos como atividade de ondas lentas, ondas elétricas que atravessam o cérebro, mais ou menos uma vez por segundo, cerca de mil vezes por noite.
Segundo os pesquisadores, a atividade de ondas lentas é fundamental para a restauração do humor e da capacidade de aprender, pensar e lembrar.