CPI DA COOMAT Riva defende a convocação de Eraí

Data:

Compartilhar:

Fernanda Escouto/GD


Os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada para investigar a suspeita de fraude e simulação de negócios na Cooperativa Agroindustrial de Mato Grosso (Cooamat), aprovaram nesta terça-feira (18), a convocação de quatro diretores da cooperativa para prestar esclarecimentos. O impasse ficou somente, na possível convocação do empresário Eraí Maggi (PP).

Foram convocados o diretor presidente da Cooamat, Donato Cechinel, José Vengrus Filho, secretário da cooperativa, Roberto Bertoncello, diretor executivo financeiro e Saul Lourenço de Lima, conselheiro fiscal.

Os quatro requerimentos de convocação foram apresentados pelo autor da CPI, deputado estadual Jose Riva (PSD). Durante a reunião, o parlamentar também apresentou o pedido para a convocação de Eraí, sócio da cooperativa. Porém, após a solicitação do relator da comissão, Emanuel Pinheiro (PR), que acredita que esse chamado fará da CPI um espetáculo, o social democrata concordou para que a votação da convocação fique para a próxima terça-feira (25).

“Eu entendo o apelo feito, mas acredito que a convocação não irá de forma alguma denegrir a imagem do Eraí. Eu estive pessoalmente com ele e vi que ele quer ajudar. Não queremos destruir o Eraí, queremos contribuir com o Estado”, afirmou.

Riva ainda ressaltou que o depoimento do empresário é dar o direito ao contraditório, pois até o momento só se conhece o outro lado da moeda. “Como ele não é um simples cooperado, defendo a sua convocação para prestar esclarecimento na comissão”, disse.

A comissão também pediu informações a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), para a entrega de documentos sobre as exportações, comercializações, transferência de produtos e aquisição de insumos da cooperativa. Outro pedido direcionado à pasta foi para o encaminhamento de possível existência de autos de infração da cooperativa e em caso positivo, qual a situação de cada um dos processos.

Outros requerimentos aprovados na reunião, solicitados pelo deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) foram para o convite ao presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Onofre Cezário de Souza Filho, informações da situação fiscal da Cooamat para comprovação do pagamento em dia ou não por parte da Sefaz, informações sobre o pagamento de ICMS da cooperativa e à Procuradoria Geral do Estado (PGE), pedidos de comprovantes de pagamentos da Cooamat.

Por causa do feriado de quinta-feira (20), os integrantes da CPI se reúnem internamente, nesta quarta-feira (19), ás 16h30min, para discutir o calendário das oitivas e os procedimentos para chamar a lista dos pré- convocados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...