Começa nesta quarta-feira (24), às 21h50 (de Brasília), a campanha que poderá satisfazer uma das principais obsessões dos quase 100 anos de história do Corinthians. A equipe comandada por Mano Menezes estreará na Copa Libertadores da América contra o Racing, do Uruguai, no Pacaembu.
Na tentativa de finalmente satisfazer o desejo dos torcedores pelo título continental, a diretoria montou um time experiente para a oitava participação corintiana no torneio. Ronaldo é a referência de um elenco que conta com outros veteranos, como o lateral esquerdo Roberto Carlos, os meias Tcheco e Danilo, e o atacante Iarley.
O principal reforço do Corinthians para a partida será justamente a presença de Ronaldo. Recuperado de contusão muscular na coxa direita, o atacante reforçou os treinamentos físicos nas últimas semanas e garante que está pronto para voltar a atuar em alto nível.
Assim como os demais atletas experientes do grupo, Ronaldo não se assusta com a pressão pela conquista da Libertadores. "Isso é normal. Estamos defendendo um grande clube, de tradição, que ainda não tem esse título. Vamos fazer o máximo para vencer, sem tirar os pés do chão", pregou o atacante.
Embora a estreia do Corinthians tenha sido agendada para depois do início da maioria dos times, Mano Menezes não conseguiu dar ritmo de jogo à sua equipe ideal durante o Campeonato Paulista. O treinador optou por fazer um rodízio entre os titulares e escalará uma nova formação diante do Racing O desfalque é o meia Danilo, inscrito com a camisa 10 na Libertadores, que ainda se reabilita de lesão na coxa esquerda. O argentino Defederico e o atacante Iarley disputam a vaga aberta na equipe. O técnico Mano Menezes não confirmou quem será o titular.
– Independentemente do time que entrar em campo, temos jogadores capacitados para render bem. Isso me deixa confiante.
Na teoria, o adversário do Corinthians não deverá representar um perigo muito grande. Com as mesmas cores do rival Palmeiras, verde e branco, o Racing disputa a Libertadores pela primeira vez em sua história e tropeçou em seus últimos jogos no campeonato nacional do Uruguai. Deverá armar uma retranca para surpreender no Pacaembu.
Para Ronaldo, o Corinthians deve se preocupar apenas em entrar concentrado na partida.
– Futebol não tem mistério e é igual em todo o mundo. Eles podem vir fechados, com uma marcação dura. Tenho certeza de que será assim, complicado. Mas a gente não deve se preocupar com o time deles, e sim com o nosso.
CORINTHIANS X RACING-URU
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 24 de fevereiro de 2010, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Raúl Orosco (Bolívia)
Assistentes: Jorge Calderón e Juan Arroyo (ambos da Bolívia)
CORINTHIANS: Felipe; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Elias, Tcheco e Jorge Henrique; Defederico (Iarley) e Ronaldo
Técnico: Mano Menezes
RACING-URU: Jorge Contreras; Rodrigo Brasesco, Héctor Hernández, Ignacio Pallas e Danny Tejera; Vega, Santiago Ostolaza, Darío Flores e Matías Mirabaje; Néstor Silva e Líber Quiñones
Técnico: Juan Verzeri