Iguais em número de pontos (47) e separados na tabela apenas pelos critérios de desempate, Atlético-PR, oitavo na classificação, e Palmeiras, décimo do Brasileirão, medirão forças nesta quinta-feira (4), às 21h (de Brasília), na Arena da Baixada, em Curitiba, com objetivos semelhantes, mas pensamentos completamente opostos.
Enquanto os donos da casa encaram a partida como uma decisão para continuarem sonhando com uma vaga na próxima edição da Libertadores da América, os palmeirenses miram um resultado positivo apenas para continuarem com dois caminhos abertos visando a principal competição continental, pois estão perto de garantir uma vaga na semifinal da Copa Sul-Americana, prioridade do clube neste fim de ano.
Um resultado negativo diante do Furacão, no entanto, além de abalar a confiança para o confronto contra o Atlético-MG, praticamente dará “férias” ao elenco nas cinco rodadas restantes do Campeonato Brasileiro.
Sem Valdivia, entregue ao departamento médico, e Kleber, suspenso, o Verdão terá Lincoln na armação das jogadas e uma dupla de frente que não mostrou bom poder de fogo no Brasileirão até o momento, formada por Luan e Tadeu. De volta aos titulares, Tadeu, que marcou três gols em 15 partidas pelo clube, está confiante.
– Sei que é normal a preocupação dos torcedores pelas ausências do Kleber e do Valdivia, mas nós percebemos que os jogadores que estão entrando no time agora passaram a jogar melhor.
A principal novidade, no entanto, deverá estar no banco de reservas. Recuperado de uma lesão no joelho que o tirou dos campos no dia 19 de setembro, Ewerthon está à disposição de Felipão e esbanjando vontade de voltar.
– É uma alegria poder voltar, treinar e ser convocado novamente. Quero correr atrás do tempo que fiquei parado, adquirir ritmo de jogo e ajudar da melhor forma possível, seja em cinco minutos, em um minuto ou não jogando, podem ter certeza. Se o Felipão precisar, estarei à disposição, independentemente do tempo. O importante é se sentir útil, pois jogo na Arena da Baixada é sempre muito complicado.
Em entrevista ao site oficial, o técnico Luiz Felipe Scolari também destacou a importância da partida e as dificuldades que espera enfrentar.
– Esse é um jogo onde temos de fazer com que tenhamos a oportunidade de ainda almejar algo a mais nesse Campeonato Brasileiro. O Atlético tem a vantagem por jogar em casa, mas, dentro de campo, o que faz essa vantagem é a vontade dos jogadores. Se estivermos focados e pensando no jogo, podemos deixar de lado isso que o Atlético possui, jogar de igual para igual e vencer o jogo.
Problemas
Vindo de derrota para o São Paulo com uma equipe já desfalcada, o Furacão deve continuar com sérios problemas para a escolha dos titulares. O técnico Sérgio Soares quebra a cabeça para montar o time e torce pela recuperação física de jogadores fundamentais para o esquema, como Paulo Baier, Rhodolfo, Branquinho e Maikon Leite. Para piorar, Deivid e Guerrón terão que cumprir suspensão automática.
O treinador considera a partida fundamental para as pretensões do time de chegar à próxima Libertadores da América e quer seus jogadores focados para uma decisão.
– É decisão, até porque o Botafogo já abriu quatro pontos e temos que fazer o resultado para que possamos buscar a Libertadores. Temos que torcer também por um tropeço do Botafogo para a vantagem diminuir. Então, temos que vencer.
A boa notícia é o retorno do lateral Wagner Diniz, que ficou de fora do confronto contra o Tricolor por questões contratuais, e do atacante Ivan Gonzalez, que cumpriu suspensão e deve ganhar uma chance. O treinador, inclusive, já conversou com o atleta para acertar seu posicionamento.
No restante do time, que encara o jogo como uma verdadeira decisão, onde derrota ou empate devem significar o fim do sonho, o esquema tático escolhido deve definir os prováveis substitutos. Netinho e Mithyuê saem na frente na busca por uma nova chance para mostrar serviço.
– O Claiton entraria se não tivéssemos meias disponíveis, porque muda a nossa maneira de jogar. As opções para continuarmos atuando com dois meias são Netinho e Mithyuê. A idéia é trabalhar sempre pra frente, para tentar vencer os jogos
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO/PR x PALMEIRAS
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 4 de novembro de 2010, quinta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moises (Fifa-RJ) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
ATLÉTICO-PR: Neto; Wagner Diniz, Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Chico, Vitor, Mithyuê (Claiton) e Netinho; Ivan Gonzalez e Bruno Mineiro
Técnico: Sérgio Soares
PALMEIRAS: Deola; Márcio Araújo, Danilo, Fabrício e Gabriel Silva; Edinho, Rivaldo, Tinga e Lincoln; Luan e Tadeu
Técnico: Luiz Felipe Scolari