A primeira fase do concurso público para preenchimento de mais de 10 mil vagas no Governo do Estado serão realizadas no próximo domingo (31), com aplicação de quatro provas distintas para cada especialidade.
A medida foi adotada pelo Comitê de Acompanhamento do Concurso, presidido pelo chefe da Casa Militar, coronel Alexander Maia, para, segundo ele, "evitar fraudes". Em todo Estado, serão 16 pólos, com 173 locais de provas e mais de 75 mil pessoas que irão disputar os cargos de nível fundamental.
O concurso foi dividido em três etapas, após ter sido cancelado em função de fraudes nas provas, descobertas pela Polícia e pelo Ministério Público Estadual, em novembro do ano passado. As irregularidades foram comprovadas após a realização de perícias em três notebooks e dois pen-drives, apreendidos na residência de servidores da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá).
"O desgaste é passado e entendemos que nem, se chegarmos a 100% de sucesso, o desgaste não será apagado. Além disso, é preciso ficar claro que não estamos trabalhando para apagar desgaste, e sim para que as 75 mil pessoas que vão participar desta fase se sintam respeitadas e valorizadas", afirmou o coronel, em entrevista ao MidiaNews.
Maia assegurou que todas as medidas "possíveis e imagináveis" foram tomadas pelo Comitê de Acompanhamento, para garantir a lisura no processo. Ele explicou que as provas foram elaboradas por professores da Unemat, em uma sala-forte com câmeras de segurança em Cuiabá, com apoio de professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As imagens serão encaminhadas ao Ministério Público Estadual (MPE) e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Logo depois de confeccionadas, as provas foram lacradas e encaminhadas para São Paulo, onde foram impressas por uma instituição que possui o Certificado de Segurança e Tecnologia Digital em impressão. Por questões de segurança, Maia não informou quando as provas chegarão às cidades pólos, mas elas serão distribuídas pelos Correios, com acompanhamento de policiais militares.
Em Cuiabá, a distribuição acontecerá no domingo (31), uma vez que o início da realização das provas será às 13h. Segundo o presidente do Comitê de Acompanhamento, cerca de oito mil pessoas foram capacitadas para trabalhar no dia da prova, para que evento ocorra com tranquilidade.
Cada local de prova terá dois coordenadores na unidade escolar, sendo um membro da Unemat e outro do Estado, supervisores que poderão ser da PM ou do Corpo de Bombeiros e ainda fiscais, que somam 4.539 pessoas.
Maggi vai fiscalizar
De acordo com o coronel Maia, todo o processo vai ser acompanhado pelo Comitê, pelos secretários de Estado, pelo governador Blairo Maggi e pelo vice-governador Silval Barbosa, que irão percorrer os locais de provas para verificar se tudo estará transcorrendo dentre da normalidade. Além disso, equipes da Força Tática Estadual irão auxiliar nas fiscalizações.
O chefe da Casa Militar destacou, ainda, que, além de se preocupar com a segurança e logística no dia da aplicação das provas, o Comitê visitou as unidades escolares de todo Estado onde serão aplicados os exames, para verificar as condições físicas das salas de aula.
Logo depois, encaminhou um ofício à Secretaria de Educação, para fazer os reparos necessários. Além disso, os locais de provas foram escolhidos de acordo com o CEP informado pelo candidato na inscrição, garantindo, dessa forma, garantindo a facilidade na locomoção e evitando, inclusive, tumulto no trânsito no dia da prova.
Orientação
Os candidatos deverão comparecer ao local da prova com pelo menos uma hora de antecedência do horário definido. Na data da prova deverão estar munidos com caneta esferográfica de tinta preta ou azul e portando o documento de identidade original ou que contenha fotos.
Além disso, não será permitido o uso de aparelhos eletrônicos, bem como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, aparelhos de mp3 e/ou mp4 ou similares, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou qualquer acessório de chapelaria, como exemplo chapéu, boné e gorro.
Outras fases
As provas para preenchimento dos cargos de nível médio serão realizadas no dia 21 de fevereiro. Já as provas de nível superior serão aplicadas em 21 de março. Vale destacar, que o esquema de segurança e logística foi projetado para todas as fases do concurso.