Um assunto que já se tornou até comum no nosso dia a dia, a redução de emissões de CO2, ganha cada vez mais importância. Os fabricantes buscam soluções diferentes para resolver o problema e a proposta da Audi, que começa a tomar forma, é o desenvolvimento de combustíveis sintéticos. Nesta semana, a marca anunciou a produção do primeiro lote de gasolina sintética (que não possui uma gota de petróleo).
Batizado de E-benzin, o combustível promissor ainda possui propriedades superiores a da gasolina comum. Sua composição não possui enxofre nem benzeno e tem poder calorífico de 100 octanas! Isso significa combustão limpa e maior eficiência e rendimento, permitindo altas taxas de compressão. Lembrando que a Audi também já produziu o e-diesel de C02, que a longo prazo pode se revelar uma solução viável para amenizar os efeitos do aquecimento global.
Processo do e-diesel
Junto com seu parceiro de pesquisa Global Bioenergies, a Audi vai começar a realizar testes em motores e continuará as pesquisas com o objetivo de modificar o processo, que utiliza biomassa (material vegetal), até que não seja necessário nenhum componente além de água, luz solar, dióxido de carbono e hidrogênio.