Com voto de Gilmar Mendes, TSE rejeita cassar chapa Dilma-Temer

Data:

Compartilhar:

Welington Sabino/GD


O ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela rejeição do pedido de cassação da chapa Dilma Temer após 3 dias de julgamento. O placar da votação estava em 3 a 3 e Mendes, foi o último a votar rejeitando o pedido na noite desta sexta-feira (9).

Com a decisão, a maioria dos ministros do TSE entendeu que não houve abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral de 2014, conforme alegava o PSDB, autor do pedido no pedido de cassação da chapa na ação que contestava o resultado das eleições presidenciais de 2014.

Naquele pleito, a sigla tucana tinha como candidato o senador Aécio Neves que hoje está afastado do cargo desde o dia 18 de maio deste ano por decisão do Supremo Tribunal Federal em virtude de investigações no bojo da Operação Laja Jato. É acusado de ter pedido R$ 2 milhões a executivos da JBS/Friboi para supostamente custear a defesa dele na Operação Lava Jato.

Neste último dia do julgamento, que teve início na quarta-feira (7), o ministro relator do caso, Herman Benjamin votou pela cassação. Acompanharam seu voto os ministros Luiz Fux e Rosa Weber.

Porém, votaram em sentido oposto, ou seja, pela não cassação, os ministros Napoleão Nunes Maia Filho, Admar Gonzaga Neto, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto e Gilmar Mendes.

Eles desconsideraram as provas relacionadas à Odebrecht por entenderem que extrapolaram a causa de pedir da petição inicial, e que não há provas cabais de que a chapa tenha utilizado dinheiro ilícito na campanha.

Em seu voto, Gilmar Mendes argumentou que é preciso respeitar a soberania popular e disse ser preferível pagar o preço de um governo ruim e mal escolhido do que classificou como uma instabilidade no sistema.


Gilmar Mendes decidiu julgamento e manteve Michel Temer no poder

 “Não se substitui um presidente da República a toda hora. A Constituição valoriza a soberania popular, a despeito dos valores das nossas decisões. Mas é muito relevante. A cassação de mandato deve ocorrer em situações inequívocas”, justificou. 

Dilma Rousseff (PT) foi destituída em definitivo do cargo de presidente no dia 31 de agosto de 2016 quando o Senado votou o processo de impeachment contra ela que estava afastada desde o dia 12 de maio daquele ano. Então, Michel Temer assumiu e agora também corria o risco de perder o posto de presidente caso a chapa que disputou as eleições em 2014 fosse cassada.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...