Avião roubado do Sesc seguiu para fronteira com a Bolívia

Data:

Compartilhar:

Karine Miranda/ GD


A aeronave monomotor roubada no momento em que pousava no Hotel Sesc Porto Cercado, na região do Pantanal de Poconé, foi detectada voando sobre a fronteira com a Bolívia. O piloto também foi sequestrado durante o crime, que aconteceu na última quarta-feira (7). Seu paradeiro continua desconhecido.

De acordo com informações da Força Aérea Brasileira (FAB), o piloto Rogério Lana Gomes, 61, acionou o código de interferência ilícita no transponder, o que permitiu que o radar pudesse monitorar o voo da aeronave modelo Cessna prefixo PR-ESC.


O último registro do monitoramento, feito por meio do radar, foi no dia do roubo, na fronteira com a Bolívia. Ainda segundo a FAB, não há como precisar se a aeronave pousou em fazendas ainda no Brasil, se conseguir chegar ao país vizinho ou se simplesmente saiu do alcance do radar.Isto porque o sinal do radar tem alcance limitado e, quanto mais baixo o voo, mais difícil de detectar.
O código é digitado em caso de ameaça de perigo grave e iminente e, assim que acionado, permite que o controlador de trafego área identifique a aeronave e acione o comando de operações aeroespaciais para que se realize o monitoramento e vigilância do voo.

A FAB afirma que comunicou a Polícia Federal em Mato Grosso. As equipes das unidades especializadas do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Grupamento Especial de Fronteira (Gefron) também estão em busca dos criminosos do piloto.

O avião foi roubado assim que o piloto pousou. Ele viajava de Cuiabá para o hotel, para realizar os serviços rotineiros de operação e monitoramento do espaço. No momento do pouso, ele foi interceptado e levado junto com a aeronave. Seus familiares, que são de Vitória (ES), vieram para Cuiabá para acompanhar as investigações.

Operação Agata – As policias Civil (PJC) e Militar reforçam a fiscalização na região de fronteira integrando ações com a Polícia Federal, a Aeronáutica e o Exército Brasileiro, por meio da Operação Ágata. O Gefron também acionou as autoridades bolivianas para auxiliar na ocorrência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...