Com show de Valdivia e “loucura” de goleiro, Palmeiras vence Avaí e mantém recuperação

Data:

Compartilhar:

O meia chileno Valdivia estava se encaminhando para ser o destaque da partida, mas o Palmeiras goleou o Avaí nesta quinta-feira (7), por 4 a 1, em jogo que ficou marcado pelo destempero do goleiro Zé Carlos, da equipe visitante. O arqueiro defendeu um pênalti do atacante Kleber quando o jogo ainda estava equilibrado, mas exagerou na comemoração, arranjou outra penalidade para o Verdão e foi expulso.

A partida, ocorrida no Pacaembu e válida pela 28ª Campeonato Brasileiro, teve o bizarro lance aos 13min do segundo tempo. Vencendo por 2 a 1, o Palmeiras conseguiu um pênalti duvidoso, que gerou muita reclamação e um cartão amarelo para Zé Carlos. Na cobrança, Kleber bateu no meio do gol, e o goleiro defendeu.

Não satisfeito, o arqueiro do Avaí ficou provocando o palmeirense, que estava caído no chão. Ele passou a mão duas vezes no rosto do rival, empurrando-o. O árbitro marcou novo pênalti e expulsou o jogador. Na sua segunda chance, Kleber não perdoou. Os outros gols do Verdão foram feitos por Valdivia (dois) e Gabriel Silva.

Com o resultado, o Palmeiras subiu a 42 pontos e já está olhando para os primeiros colocados do Brasileirão, enquanto o Avaí possui 29 pontos e, na 16ª colocação, está apenas um ponto à frente do Atlético-MG, primeiro clube na zona do rebaixamento.

Na próxima rodada, as duas equipes atuam no domingo (10), às 16h, diante de rivais cariocas. O Palmeiras desafia o Botafogo, no estádio Engenhão, enquanto o Avaí enfrenta o Flamengo, na Ressacada, em um confronto fundamental para o futuro.

O retorno ao Pacaembu reservou um susto ao Palmeiras em apenas três minutos. Na primeira investida, o Avaí acertou o travessão, em um chute de Davi dentro da área. Na base da velocidade, o time visitante dava trabalho e proporcionava mais problemas na conclusão de Roberto.

Mas a bola parada deu fim ao sufoco inicial e colocou o Palmeiras em vantagem. Aos 12min, Marcos Assunção caprichou na cobrança de falta da esquerda, Valdivia desviou de cabeça e surpreendeu o goleiro Zé Carlos. Foi o primeiro gol do Mago no retorno ao Palestra Itália.

O gol trouxe tranquilidade ao Palmeiras, que começou a tocar a bola e deixar o adversário nervoso. Mesmo com uma formação cheia de marcadores no meio-campo, Valdívia e Kleber davam trabalho com jogadas individuais.

Curiosamente, foi através de um volante que o Palmeiras ficou perto do segundo. Aos 35min, Rivaldo enganou a defesa do Avaí com uma ginga de corpo e saiu na cara do gol. O chute firme do camisa 11 parou, todavia, na defesa de Zé Carlos.

 

Quando a partida parecia controlada, o Palmeiras sofreu o empate em função de uma fatalidade e um deslize da arbitragem. Aos 38min, após cobrança de escanteio de Caio na esquerda e o desvio de Robinho, Roberto, que estava em posição de impedimento, e Edinho foram para a disputa do lance na pequena área. Sem intenção, o volante palmeirense desviou de panturrilha contra o próprio gol.

No segundo tempo, Valdívia mostrou que queria ser o protagonista da noite. Em quatro minutos, o Mago colocou o Verdão novamente na frente com um golaço. O chileno carregou a bola no meio-campo e mandou uma bomba, no ângulo. Zé Carlos ficou imobilizado.

Pouco depois, o jogo viveu o momento inusitado e, até certo ponto, bizarro. Aos 7min, o árbitro marcou pênalti de Patric em Rivaldo, que gerou muita reclamação do Avaí. Kleber chutou no meio do gol e viu a defesa de Zé Carlos. Após pegar a bola, o arqueiro colocou a mão no rosto do Gladiador. Resultado: cometeu outra penalidade e acabou expulso. Na segunda tentativa, o palmeirense deslocou o arqueiro suplente Renan com um chute no canto esquerdo e finalmente fez o terceiro.

Com controle total da situação, o Palmeiras usou os minutos finais do jogo para testar uma formação ofensiva. Lincoln foi para o gramado no lugar de Rivaldo e formou a tão aguardada dupla com Valdívia. Solto, o Alviverde continuou marcando gols. Aos 24min, foi a vez de Gabriel Silva balançar as redes de fora da área: 4 a 1.

O golaço de fora da área não fez o Verdão parar de atacar, mas o quinto gol não saiu.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 4 x 1 AVAÍ

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 07 de outubro de 2010, quinta-feira
Horário: 21h (São Paulo)
Renda: R$ 208.850,00
Público: 6.837 espectadores
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE)
Assistentes: Ivaney Alves de Lima e Edmo Oliveira Santos (ambos SE).
Cartões amarelos: Gabriel, Bruno e Caio (Avaí); Valdívia (Palmeiras)
Cartões vermelhos: Zé Carlos (Avaí)

Gols: PALMEIRAS: Valdívia, aos 12min do primeiro tempo e aos quatro minutos do segundo tempo; Kleber, aos 13, Gabriel Silva, aos 24min do segundo tempo.
AVAÍ: Roberto, aos 38min do primeiro tempo

PALMEIRAS: Deola; Vitor (Patric), Maurício Ramos, Fabrício e Gabriel Silva; Edinho, Marcos Assunção (Pierre), Márcio Araújo e Rivaldo (Lincoln); Valdívia e Kleber
Técnico: Luiz Felipe Scolari

AVAÍ: Zé Carlos; Patric, Gabriel, Emerson e Pará; Rodrigo Thiesen, Bruno (Renan), Caio (Marcelinho) e Davi (Daniel); Robinho e Roberto
Técnico: Edson dos Santos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas