Foto por Reprodução / Orange.co.uk
Um chinês que ganhou fama por dirigir caminhões apesar de não ter mãos está processando a força policial de sua província pelo direito de ser legalmente habilitado como motorista.
Ele sabe dirigir muito bem e, se a polícia concedesse a habilitação, seria uma mão na roda
He Yuelin tem 49 anos e mora na vila de Lijiang, na província de Yunnan, na China. Ele não tem mãos desde os 9 anos de idade, porque brincou com uma bomba abandonada, que estourou em suas mãos.
Ainda assim, Yuelin dirige caminhões desde 1984, apesar de não ter habilitação para isso. As autoridades acham que ele não é capaz de dirigir e, toda vez que ele é pego ao volante, acaba ganhando uma multa.
– Nestes anos todos, eu levei tantas multas que não seria nem capaz de começar a contar todas elas. Mas eu tenho apoio da minha família Dirigir é a única habilidade que eu tenho.
Foi justamente para provar o alcance desta habilidade que Yuelin se inscreveu em várias provas duras de pilotagem. Em 2002, ele foi tema de um programa de TV e estabeleceu um recorde por dirigir seu caminhão numa pista montanhosa das mais traiçoeiras que existem na China.
Foi aí que ele fez por merecer o tútulo de “Rei Sem Mãos do Volante”.
A polícia de Yunnan, no entanto, não dá o braço a torcer e não permite que ele tire carteira de habilitação.
No ano passado, quando a China deu uma moderada nas leis que regulamentam a emissão de habilitação para portadores de necessidades especiais, Yuelin achou sua sorte mudaria, mas não foi assim. As autoridades ainda consideravam que ele era incapaz de dirigir.
– Há discriminação com pessoas que têm necessidades especiais. Na verdade, pessoas como eu dirigem com muito mais segurança porque ninguém quer provocar mais nenhum dano no corpo.