INGREDIENTES
- Genoise:
- 125 g de chocolate em barra meio amargo
- 4 ovos
- 50 g de farinha
- Recheio:
- 1 lata de leite condensado
- 20 g de amêndoas (ou nozes) raladas
- cerca de 2 colheres (de sopa)
- 20 g ou mais de chocolate em barra meio amargo
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- Cobertura:
- 150 g de chocolate ao leite (ou meio amargo)
- 50 ml de creme de leite fresco
- 1 colher (sobremesa) rasa de manteiga
DETALHES
Complexidade: Médio
Tempo de preparação: 40min.
Tempo de cozimento: 25min.
Custo: Dispendioso
PREPARAÇÃO:
ETAPA 1
Derreter o chocolate, em pedaços, em banho-maria e deixar amornar.
Separar duas claras que serão batidas em neve firme com uma pitada de sal. Colocar os dois ovos e as gemas restantes em uma tigela de bater bem. Acrescentar aos poucos a farinha, continuando a bater. Colocar o chocolate derretido e misturar bem.
ETAPA 2
Preaquecer o forno a 150°. Forrar um tabuleiro médio com papel manteiga untado e colocar a massa. Levar a assar por cerca de 15 a 20 minutos.
ETAPA 3
Enquanto isto, leve ao fogo o leite condensado, o chocolate (em pedaços), a manteiga e as amêndoas e faça um brigadeiro em ponto mais mole. Deixe esfriar.
ETAPA 4
Quando a “genoise” estiver assada, desenformar ainda quente sobre outra folha de papel manteiga (untado ou polvilhado com açúcar) e enrolar como rocambole. Deixar esfriar enrolado.
ETAPA 5
Para preparar a cobertura: picar o chocolate e levar a derreter em banho-maria. Colocar a seguir a manteiga e o creme de leite e deixar amornar.
ETAPA 6
Quando o rocambole estiver frio desenrolar, espalhar o recheio e tornar a enrolar. Colocar no prato de apresentação e cortar as pontas. Com estes retalhos, formar dois rolinhos que serão colocados sobre o rocambole para imitar pedaços de galhos cortados. Cobrir com a ganache e fazer ranhuras com um garfo para imitar a casca do tronco. Pulverizar chocolate em pó, ou cacau em pó ou açúcar de confeiteiro (para imitar neve). Decorar com motivos natalinos a gosto.
A “genoise” de chocolate pode ser substituída por qualquer outra receita de “genoise” como, por exemplo, a de amêndoas ou rocambole tradicional ou outra a gosto. O recheio também pode ser substituído por doce de leite com nozes, geleias espessas ou outro. O importante é o acabamento final para manter a tradição da ” Bûche de Noël “.