Da assessoria
Quatro pessoas, entre elas um ex-vereador, envolvidas na fraude de documentos junto a Cartórios, foram presas em uma operação deflagrada pela Polícia Judiciária Civil, nesta sexta-feira (06.03), em Barra do Garças (500 km a Leste). O objetivo da operação é dar cumprimento a vários mandados de prisão e busca e apreensão domiciliar em Barra do Garças e Pontal do Araguaia.
O alvo da operação são pessoas investigadas pelo envolvimento em um esquema de fraude de documentos nos cartórios, para venda de lotes, em Barra do Garças. Entre os presos, está um ex-vereador do município, que não teve o nome revelado para não atrapalhar o andamento das investigações.
De acordo com o delegado, Joaquim Leitão Júnior, os investigados fazem parte de uma ramificação autônoma e independente da conhecida “Máfia dos Lotes”, na região, que agia comercializando lotes de terceiros, mediante fraudes em documentos e articulações.
A operação ainda está em andamento e outras prisões devem ser realizadas ainda nesta sexta-feira (06). “Além de existir a possibilidade de surgirem novas pessoas envolvidas no esquema, o que já aconteceu no interrogatório dos presos durante a operação de hoje”, disse o delegado.
O delegado destacou ainda que não descarta a participação de tabeliões e cartorários na fraude, que rendeu prejuízos a várias pessoas.
A ação foi integra a operação “Actio Auctoritatis” da Polícia Judiciária Civil, que visa o cumprimento de mandados de prisão e fortalecer investigações de tráfico de drogas e roubos. O trabalho está inserido no planejamento operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) para os 100 primeiros dias de combate a criminalidade do ano de 2015.