As regras para o aperto de mão em 15 países

Data:

Compartilhar:

São Paulo – Forte ou delicado? Demorado ou curto? As características de um bom aperto de mão variam muito de país para país.Nos Estados Unidos, por exemplo, o gesto deve ser firme e decidido. O completo oposto é esperado na China, onde o aperto precisa ser suave – e jamais acompanhado de contato visual.

Em tempos de globalização, é importante conhecer as diferenças culturais para garantir relacionamentos e até fechar negócios. Clique nas fotos para ver as regras para o cumprimento em 15 países, a partir de informações dos sites Business Insider e Mental Floss.

Forte ou delicado? Demorado ou curto? Domine as regras para um bom aperto de mão pelo mundo

1. ESTADOS UNIDOS

Para os norte-americanos, apertos de mão precisam ser dados com firmeza. Também é bom, simultaneamente, apresentar-se pelo nome à outra pessoa.

2. CHINA

A idade tem um papel importante na etiqueta chinesa. É preciso começar o cumprimento sempre pela pessoa mais velha. Além disso, o aperto não pode ser muito forte e deve ser acompanhado por uma leve reverência com a cabeça. E lembre-se: contato visual é proibido.

3. AUSTRÁLIA

Australianas não trocam apertos de mão com outras mulheres. Na hora de cumprimentar um homem, a mulher costuma ser a pessoa que inicia o gesto.

4. MÉXICO

A longa duração é a característica típica do aperto de mão mexicano. Homens também costumam se abraçar depois do cumprimento.

5. TURQUIA

Como os mexicanos, os turcos gostam de apertos de mão demorados. Aplicar força é visto como grosseria.

6. MARROCOS

Suavidade e gentileza são as características do aperto de mão marroquino. O cumprimento só ocorre entre dois homens, ou entre duas mulheres.

7. RÚSSIA

Os russos estranham o cumprimento entre pessoas de sexos diferentes. A única exceção são os encontros de negócios. Além disso, o homem sempre beija a mão da mulher.

8. REINO UNIDO

Ao contrário dos americanos, os britânicos não gostam de apertos de mão fortes. Também é preciso manter uma certa distância física: nada de conversar muito perto da outra pessoa depois do cumprimento.

9. SUÍÇA

Na hora de cumprimentar um grupo de suíços, ninguém pode ficar sem aperto de mão – seja homem ou mulher. Também é importante tratar cada um pelo sobrenome, precedido por pronomes formais como “senhor” ou “senhora”.

10. FRANÇA

Ao contrário de países como México e Marrocos, apertos de mão demorados não fazem sucesso na França. A preferência nacional é por um cumprimento rápido e não muito forte.

11. COREIA DO SUL

Como a maioria dos asiáticos, os sul-coreanos preferem apertos de mão com pouca força. Outra regra importante: a pessoa mais velha é sempre a que inicia o gesto.

12. TAILÂNDIA

Tailandeses não costumam trocar apertos de mão. O costume é unir as duas mãos na altura do peito, e fazer uma reverência com o corpo. O gesto deve ser espelhado pela outra pessoa.

13. EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

Se você vai cumprimentar um grupo de pessoas, a etiqueta pede que comece pelos mais velhos. Cuidado para não interromper o gesto muito rapidamente: é melhor soltar a mão do outro aos poucos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...