O Corinthians está de olho no Mundial de Clubes, com vaga garantida na Libertadores do ano que vem e sorrindo à toa com a conquista da competição continental deste ano. Por isso, o time até já desistiu da briga pelo título do Brasileirão.
O próprio técnico Tite admitiu, neste domingo (2), que o Timão está sem chances de conquistar o hexacampeonato brasileiro este ano.
— Lá atrás, todos nós chegamos a um consenso de que era preciso priorizar a Libertadores e deixar o Brasileiro de lado. Hoje vemos que foi a escolha certa. Mas ficamos fora da briga pelo título. Paciência.
Mas isso não faz com que o Timão jogasse com menos vontade. Nas duas últimas partidas, o Corinthians entrou em campo com a missão de "tumultuar" a briga pela ponta. E conseguiu. O Timão arrancou um empate do Fluminense em pleno Engenhão e venceu o Atlético-MG no Pacaembu.
Com esses resultados, acabou com a polarização na disputa do título e deu chance ao Grêmio de se aproximar dos líderes. O Tricolor gaúcho está apenas três pontos atrás de Galo e Flu na tabela do Brasileirão.
A próxima missão do Corinthians é interferir na briga contra o rebaixamento. O próximo adversário do Timão é o Figueirense, que ocupa a lanterna da competição, em Santa Catarina. O jogo é de interesse direto justamente do maior rival do Timão, o Palmeiras.
Após o confronto em Florianópolis, o Corinthians voltará a ser destaque na briga da parte de cima da tabela, quando enfrentar o Grêmio no Pacaembu. Mas logo o Timão estará de novo "metido" no desespero dos clubes que frequentam a parte de baixo da tabela.
O Corinthians vai encarar a Ponte Preta no Pacaembu, no dia 12. O time campineiro faz uma campanha instável na competição e luta pela permanência na Série A. Logo depois do confronto diante da Ponte, o Timão fará mais um confronto contra uma equipe ameaçada pela degola.
E desta vez será um dos mais importantes. No dia 16, pela 25ª rodada, o Corinthians encara o Palmeiras no Pacaembu. O resultado pode ser crucial para as pretensões palmeirenses de permanência na primeira divisão em 2013.