O ex-senador, pecuarista e jornalista Antero Paes de Barros começou a articular, nos bastidores, a última fase do desmonte do PSDB. Nos bastidores, está tentando convencer alguns filiados a migrar para outros partidos, principalmente para o PMDB e, assim, se aproximar do governador Silval Barbosa.
Já conseguiu convencer dois a seguir essa linha: o ex-vereador Augusto Taques e o ex-assessor da ex-deputada Thelma de Oliveira, Jorge Moraes, que comandou a Femab, entidade que representa as associações de moradores de bairros.
Antero atua como espécie de articulista do empresário João Dorileo Leal, do Grupo Gazeta de Comunicação e que está determinado a concorrer a Prefeitura de Cuiabá. Ambos são velhos amigos. Após mais uma derrota nas urnas, desta vez ao Senado, Antero passou a comandar um programa na rádio CBN, uma das emissoras de Dorileo.
A estratégia do ex-senador é criar ambiente para estar no palanque do agora patrão. Como a tendência é do empresário se filiar ao PMDB para disputar o Palácio Alencastro com respaldo do governador Silval e da máquina do Estado, Antero mudou a postura e a linha de atuação. Não se apresenta mais como opositor à administração estadual. Na CBN faz até rasgados elogios ao governo, ignorando as críticas e ataques feitas por ele ao peemedebista nas eleições do ano passado. Nesta quinta, chegou a comentar que "Silval tem tudo para fazer em quatro anos o que Dante e Blairo não fizeram em 16 anos".
Fontes do PSDB disseram que Antero pretende formar um grupo de ex-tucanos para demonstrar força junto ao Palácio Paiaguás. Já promoveu algumas reuniões nesse sentido e espera convencer não só Jorge Moraes e Augusto Taques, mas outros filiados a se juntarem ao "novo" bloco. O curioso é que ele pretende continuar no PSDB. Como Dorileo nunca militou politicamente e não tem grupo, conta com ajuda de Antero para montar esse bloco.
Antero acumula praticamente três décadas de militância política. Foi vereador, deputado federal e senador e ocupou outras funções, como de secretário de Estado. Militou no PMDB, PT, PDT e está no PSDB. Na iniciativa privada e, ao mesmo tempo, dentro do poder público, ele atua como jornalista, empresário, advogado, pecuarista, consultor e marqueteiro.