O presidente da Agecopa (Agência Estadual de Execução de Projetos para a Copa do Mundo), Eder Moraes, anunciou ontem a divulgação de seis editais de licitação para contratação de empresas que irão executar obras de mobilidade urbana em Cuiabá que, somadas, estão avaliadas na ordem de R$ 20 milhões. O resultado será divulgado no dia 30 de maio e a expectativa é que as obras tenham início 60 dias após a confirmação das empresas vencedoras.
"É uma resposta ao sentimento de que os projetos não estavam andando. Já havia um trabalho anterior conduzido pelos diretores da Agecopa. Agora, tenho o papel de contribuir para a divulgação pregando a celeridade necessária à execução destas obras", afirmou Éder.
A medida é considerada a primeira para desafogar o trânsito de Cuiabá. "Vamos trabalhar primeiramente no sentido de corrigir este gargalo e depois priorizar outros setores".
Com um discurso transparência, Éder anunciou que vai convidar o Sinduscon (Sindicato da Construção Civil) para acompanhar o procedimento licitatório. "Queremos que seja atestada a idoneidade destas empresas e a capacidade de serviços prestados anteriormente".
Acompanhado do governador Silval Barbosa (PMDB) e outros integrantes do primeiro escalão do Estado, Éder Moraes viaja hoje à Europa para conhecer detalhes do funcionamento do BRT (Bus Rapid Transit) e VLT (Veículos Leves Sobre Trilhos).
Serão visitados trechos em Portugal, Espanha, Inglaterra e França para verificar qual é o modelo mais vantajoso para ser aplicado no Estado. A promessa é que a resposta saia no prazo de 20 dias.
"O secretário Djalma Mendes e uma banca de advogados já estão trabalhando na Agecopa estudando todos os procedimentos necessários para as desapropriações. Se for necessário, faremos mudanças nos trajetos do BRT ou VLT , mas, não queremos ficar parados, precisamos adiantar os trabalhos para que em 20 dias possamos já planejar a viabilidade do sistema de transporte".
Obras licitadas
A divulgação dos editais de licitação ocorreu em duas fases com a primeira sendo publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (26), contendo a duplicação da Rua Barão de Melgaço nos trechos compreendidos entre o Trevo da Avenida Miguel Sutil a entrada na Avenida Oito de Abril e do sistema viário do 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) nos trechos compreendidos entre a rua da mangueira e Avenida Carmindo.
Haverá ainda a obra de duplicação da Avenida vereador Juliano Costa Marques nos trechos compreendidos entre a Avenida do CPA e a entrada da Avenida Dante de Oliveira, antiga Avenida dos Trabalhadores.
Também será feita a pavimentação asfáltica da Avenida Jurumirim (trecho da entrada Rua Ipiranga a entrada Avenida Dr Ulisses Guimarães) e as Ruas "B", "C", "D", Minas Gerais (trecho da entrada na Avenida Jurumirim a entrada da Avenida dos Trabalhadores), e a Rua Tancredo Neves (trecho da entrada da Avenida Jurumirim a entrada da Avenida Dr Ulisses Guimarães), totalizando 1.1139,78 metros de extensão e a execução de obras de arte especial (ponte sobre o córrego Gumitá) com 30 metros de extensão e 12,80 metros de largura, ambas no município de Cuiabá.
Recentes
O Diário Oficial de ontem (27) trouxe o edital de licitação das obras de alargamento da Rua "B" e duplicação da Avenida Senegal em Cuiabá.
Também trouxe a licitação das obras de duplicação da Avenida Balneário Dr Meireles que corresponde a entrada da Avenida Arquimedes Pereira Lima na entrada da Avenida das Torres no bairro Tijucal.
Implantação de duplicação da Avenida Parque Barbado (1º trecho) e duplicação da Avenida Parque do Barbado; trincheira Mario Andrezza; Complementação da estrada do moinho, duplicação da Rua Bela Vista.