O lançamento da pedra fundamental para construção da terceira estação da Ferrovia Vicente Vuolo, a Ferronorte, em Itiquira (357 km ao Sul de Cuiabá), neste sábado (19), foi feita com olhos na diminuição de custos para produtores mato-grossenses e como a consolidação deste tipo de transporte em Mato Grosso. De acordo com o governador Silval Barbosa (PMDB), uma de suas prioridades será a chegada da Ferronorte em Cuiabá, até 2014.
Durante a solenidade, autoridades como os senadores Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT), o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), e o vereador licenciado, atual secretário extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo (PR), relembraram a história da Ferronorte, que começou em 1975, como projeto de lei para ser inclusa no Plano Nacional de Viação, ligando São Paulo à Cuiabá.
Para Silval, os 36 anos que separam o início da ideia da ferrovia até sua consolidação, foram feitos com a determinação e possibilidade que cada governante teve à sua época.
"Cada um construiu, no seu tempo, a sua história. Seja Bezerra e o então senador Vicente Vuolo levando a ideia até o ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, para incluir no Plano Nacional de Viação, seja os ex-governadores de Mato Grosso Júlio e Jaime Campos ou Dante de Oliveira. Todos fizeram o que puderam por Mato Grosso, que há 30 anos pouco tinha de produção no agronegócio e hoje é um gigante do setor", afirmou.
Para Maggi, a Ferronorte "tira" de Mato Grosso o estigma de um dos piores Estados do país em logística e faz com que cresça a competitividade com regiões consolidadas, como a Sudeste.
"Saímos do estágio de ‘patinho feio' e estamos nos transformando em um belo cisne. Isso causa ciúme, mas é uma eterna luta. O que todos nós fizemos foi honrar um compromisso daqueles que nos antecederam e a inauguração desta estação é exemplo disso, de compromisso firmado e entregue", disse.
Ferronorte em Cuiabá
Apesar de não garantir a chegada da Ferronorte à Cuiabá até 2014, em coletiva à imprensa, o governador Silval Barbosa reforçou que assumiu o compromisso, junto a presidente Dilma Roussef (PT), de angariar fundos para fazer da meta realidade.
"Eu vou trabalhar muito para que a ferrovia chegue até Cuiabá ainda no meu Governo, mas não é um esforço que depende apenas do Estado. Independente disso vamos lutar e já é minha prioridade", garantiu.
Além da possível chegada em Cuiabá, a estação de Itiquira está prevista para ser inaugurada em agosto deste ano. Do município, o próximo trecho é até Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), previsto para ser inaugurado em agosto de 2012.
A partir de Rondonópolis, a concessão e construção da Ferronorte não será mais da atual América Latina Logística (ALL), que abriu mão do trecho no ano passado, quando o Governo do Estado assumiu o compromisso junto ao Governo Federal de se responsabilizar pelas obras.
Conforme Silval, os estudos de impacto ambiental do local já devem começar. A previsão é que o trecho, de 220 km aproximadamente, custe R$ 800 milhões. Os investimentos são do Governo Federal.
Terminal de Itiquira
O terminal de Itiquira terá aproximadamente 6 km de extensão, com uma área de quase 70 hectares. A obra irá gerar 210 empregos, abrangendo a manutenção da via férrea, funcionamento do terminal, operadores e maquinistas.
O novo trecho irá movimentar, após a conclusão, segundo a América Latina Logística (ALL), o equivalente a 2,5 milhões de tonelada por ano de soja em grãos, óleo de soja, milho, álcool, algodão, madeira de reflorestamento, contêineres frigorificados e derivados de petróleo, tudo circulando a uma velocidade de até 85 km/hora.
Para a construção do terminal, a Seara, indústria de comercialização de cereais, que realizou parceria com a ALL, investiu R$ 40 milhões. O trecho, que começa em Alto Araguaia (415 km ao Sul de Cuiabá), passa por Itiquira, e chega até Rondonópolis, é orçado em R$ 800 milhões. No total são 260 km.
* A repórter Isa Sousa viajou a Itiquira a convite da Secretaria de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, do Governo do Estado.