Colíder já se mobilizou para marcar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado em todo o mundo no dia 01 de dezembro desde 1987. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministério da Saúde. A secretaria Municipal de Saúde implantou um grande laço vermelho, o símbolo mundialmente conhecido na luta contra a Aids, em frente ao ginásio Fraternal.
Muitas pessoas, inclusive o prefeito do município, Celso Paulo Banazeski, participou da solenidade. As autoridades também passaram a usar o símbolo na lapela, em solidariedade a todas as pessoas que são portadoras do vírus.
O dia foi instituído como forma de despertar a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a pandemia e promover análises da sociedade e órgãos públicos sobre a doença. Para este ano, a campanha de conscientização terá como público alvo jovens em geral (homens e mulheres), com idade de 15 a 24 anos, com prioridade nas populações de baixa renda. A proposta é dar maior visibilidade às questões de viver com Hiv/Aids além de combater o estigma e a discriminação e mostrar a proximidade da doença do universo dos jovens.
A Secretaria de Estado de Saúde em parceria com os municípios matogrossenses trabalha durante o ano todo com ações continuadas e estratégicas visando o controle e diagnóstico precoce do agravo na busca de casos novos de Hiv e Aids.
CAPACITAÇÕES- Em 2010 foram realizadas 10 capacitações para a realização e implantação do teste rápido de diagnóstico do Hiv. Foram capacitados 233 profissionais de diversos municípios mato-grossenses.
DADOS- Segundo o Sinan, do ano de 1989 a novembro de 2010, Mato Grosso apresentou registro de 8.930 casos de Aids.