Agentes prisionais de MT fazem greve geral

Data:

Compartilhar:

Silvana Ribas/ GD


Agentes prisionais param por 5 dias a partir da próxima segunda-feira (21). Decisão foi tomada, por unanimidade, em assembleia geral da categoria, realizada na tarde desta quinta-feira (17), diante da Penitenciária Central do Estado (PCE), a maior unidade prisional de Mato Grosso.

Com isso, durante o período, serão suspensas todas as visitas a familiares e advogados a detentos, bem como os agentes deixarão de atuar na remoção de presos, inclusive para audiências judiciais.

A motivação da greve é por melhorias nas condições de trabalho, assegura João Batista, presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen). Entre as principais reivindicações estão a realização de concurso público para contratação de agentes, pagamento da jornada voluntária, que seria a hora extra dos agentes que trabalham em dias de folga para suprir a falta de profissionais.

Divulgação
Greve de 5 dias é aprovada por unanimidade.

João Batista disse que as reivindicações apenas buscam trazer mais seguranças para as unidades. Isto porque a falta de efetivo faz com que em algumas unidades do interior , apenas dois agentes fiquem responsáveis por até 150 presos.

Questiona o Governo atual que vem adiando a realização de concurso desde dezembro de 2015, conforme compromisso firmado com a categoria. “O estado investe grandes recursos no policiamento ostensivo, que resulta em maior número de prisões. Enquanto isso o sistema penitenciário não recebe qualquer investimento. Por isso, pela falta de estrutura para receber os presos, o Judiciário não tem outra alternativa a não ser soltar os criminosos”, comenta o presidente do Sindicato.

Assegura que após a paralisação, nova assembleia da categoria será realizada no início de dezembro e caso o estado não atenda as reivindicações, nova paralisação por tempo indeterminado pode ser desencadeada.

Outro lado – Em nota divulgada na página oficial do Governo de Mato Grosso, gestores das secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), Planejamento (Seplan-MT) e Fazenda (Sefaz-MT), asseguram recursos para a realização de concurso público para o provimento de cargos do Sistema Penitenciário, com publicação do edital nos próximos dias.

Em relação a reestruturação da carreira dos profissionais do Sistema Penitenciário, o Governo anunciou em nota publicada no dia 8 de novembro,que encaminhou à Assembleia Legislativa (ALMT) a mensagem nº 77, acompanhado do Projeto de Lei Complementar (PLC) que trata do assunto.

De acordo com a Sejudh, o objetivo é instituir a retribuição pecuniária ao servidor penitenciário, em especial os agentes do sistema, quando este for convocado para exercer jornada extraordinária no período de folga.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EPISÓDIO 1

Notícias relacionadas