O governador Pedro Taques (PSDB) definiu mais um nome na reforma em seu primeiro escalão. Ricardo Tomczyk, ex-presidente da Aprosoja (Associação Mato-Grossense dos Produtores de Soja), assumirá a Sedec (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico).
A Pasta era ocupada por Seneri Paludo, que, conforme o MidiaNews antecipou nesta quinta-feira (16), irá para a Secretaria de Estado de Fazenda em lugar de Paulo Brustolin.
No início da noite desta quinta, Taques conversou com Tomczyk e definiu os últimos detalhes da sua nomeação.
O nome do novo secretário deverá ser oficialmente anunciado nesta sexta-feira (17).
Além destas, Taques deverá fazer mais mudanças em seu secretariado. A expectativa é que deputados sejam convidados a assumir postos importantes. Nos bastidores, os comentários são de que o federal Nilson Leitão (PSDB) e os estaduais Max Russi (PSB) e Dilmar Dal’Bosco (DEM) estão cotados.
Por uma cobrança da própria base parlamentar, Taques deve dar um viés mais político à sua gestão, sobretudo para facilitar a interlocução com a Assembleia e prefeituras.
Perfil
Paranaense de Guarapuava, Tomczyk tem 40 anos e vive desde os nove em Mato Grosso. É advogado por formação, mas sempre esteve ligado à agricultura.
Antes de presidir a Aprosoja, foi presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, cidade onde sua família fixou residência ao chegar do Sul do país.
Além de presidente, Tomczyk foi um dos fundadores da Aprosoja.
FONTE: MidiaNews