GD
A Polícia Federal de Mato Grosso apresentou um balanço parcial sobre a 10ª fase da Operação Ararath, deflagrada nas primeiras horas desta sexta-feira (4).
Até o momento apenas o ex-secretário de Fazenda, Eder Moraes, teve a prisão preventiva decretada por 60 dias e foi conduzido ao Centro de Custódia de Cuiabá (CCC).
Os demais, como o empreiteiro Jorge Pires e os ex-secretários adjuntos de Fazenda, Vivaldo Lopes, Edmilson dos Santos e Avaneth Almeida, foram alvos de mandados de condução coercitiva.
Valdir Piran, proprietário factorings em Cuiabá e em Brasília, não foi encontrado em sua residência na Capital. Há informações de que estaria em Brasília, onde ocorrem buscas neste momento.
O juiz federal Jeferson Schneider expediu 15 mandados de busca e 6 de conduções coercitivas em Mato Grosso, além de uma prisão, de Eder Moraes. Em Brasília, são 18 ordens de busca e 6 conduções. Em Goiás, são 2.
No Paraná, um mandado de busca já foi cumprido. Em São Paulo, a PF fez buscas em 10 locais e 5 pessoas foram conduzidas para prestar depoimentos.
Em Santa Catarina e no Rio de Janeiro foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, um em cada estado.
Entres os bens apreendidos nesta manhã em Cuiabá está um Ford Mustang, em poder de um fiel depositário, além de grande quantidade de documentos e dinheiro em espécie.
10ª Ararath em números
Cuiabá – 15 de busca e apreensão; 6 conduções coercitivas e 1 prisão preventiva
Distrito Federal – 18 de busca e apreensão e 6 de conduções coercitivas
São Paulo – 10 de busca e apreensão e 5 de conduções coercitivas
Goiás – 2 de busca e apreensão
Santa Catarina – 1 de busca e apreensão
Rio de Janeiro – 1 condução coercitiva