Janaiara Soares/ GD
A juíza Selma Rosane Arruda, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, participou hoje do programa Cadeia Neles, exibido pela TV Record/Canal 10.
Magistrada foi convidada do quadro “O Juiz Responde” e falou sobre delação premiada ao jornalista Edivaldo Ribeiro.
Veja como foi a entrevista
11h49 – Ela finaliza afirmando que o Brasil passa por um momento de luta e espera que a polícia e o judiciário continuem trabalhando no combate ao crime organizado.
11h48 – Selma explica que não pode se pronunciar sobre as operações em Mato Grosso porque o magistrado é proibido de se manifestar sobre os processos que está julgando.
11h46 – A principal intenção da delação é pegar os grandes líderes, explica a juíza. “O crime organizado em geral é muito astuto e muito mais rápido que a justiça, como por exemplo o crime de lavagem de dinheiro, e por isso a importância da delação premiada”.
11h43 – Ainda sobre os delatores ela realça que eles se beneficiam de uma redução de pena, mas são obrigados a colaborar com aquela investigação. Não se admite que um líder faça a delação. Tem que começar de baixo para cima e a análise no início do processo é rasa onde somente no decorrer e na sentença é que se aprofundam nos casos.
11h41 – Selma explica que geralmente o colaborador procura a instituição e fala sobre informações importantes além de procurar como pode ser beneficiado, mas o inquérito só é instaurado com a comprovação de que a delação é válida para o processo
11h37 – Questionada sobre a função do delator, a juíza explicou o que se consegue da delação é a característica do arrependimento da pessoa, e que o que interessa para a justiça são os documentos que vão trazer e como descobrir quem são os líderes.
11h13 – Magistrada está à frente da maioria dos processos envolvendo crime organizado e corrupção e também das principais operações já deflagradas, como Ventríloquo, Imperador, Sodoma e Metástase. A Operação Sodoma, realizada após a delação premiada de dois empresários, resultou nas prisões do ex-governador de MT, Silval Barbosa e de seus ex-secretários, Pedro Nadaf e Marcel Cursi.
11h – TV Record inicia a exibição do programa Cadeia Neles desta sexta-feira. Apresentador Edivaldo Ribeiro anuncia a participação ao vivo da juíza Selma Rosane Arruda.