Dois inspetores da Policia Rodoviária Federal (PRF) realizaram o parto de uma adolescente de 17 anos dentro da viatura, a caminho do hospital. A jovem não resistiu às dores e acabou dando a luz no banco traseiro do carro, em plena avenida Júlio Campos, em Várzea Grande. A pequena Lorraine veio ao mundo por volta das 14h de quarta-feira (22). Ela e a mãe estão bem e recebem atendimento no Pronto –Socorro de Várzea Grande.
“Foi uma situação de tensão. Nós tentamos levar a mãe até o hospital, mas não deu tempo porque ela estava sentindo muitas dores, então, resolvemos fazer o parto ali mesmo. Cortamos o cordão umbilical e entregamos a criança nos braços da mãe. Em seguida levamos para o pronto-socorro. Quando mãe e filha estavam bem caiu à ficha e veio aquela sensação de êxtase, de que ajudamos uma criança a vir ao mundo”, relatou o inspetor da PRF Michael Motta. Ele e a também inspetora Karla Hoinoski realizaram o parto de Joanice Ferreira de França.
Michael conta que o pedido de socorro partiu de um homem que, muito assustado, chegou em um veículo no posto da PRF, instalado no Trevo do Lagarto, e solicitou ajuda dos agentes para levar à jovem até o hospital. Residentes do município de Livramento (42 km ao sul de Cuiabá), a mãe e um parente de Joanice França ajudaram colocar a gestante na viatura. “Isso aconteceu por volta das 14h, um horário de grande circulação de veículos e no carro da PRF chegaríamos mais rápido ao hospital”.
Apesar do esforço do grupo, a adolescente sentia muitas dores e com aproximadamente um quilometro depois do posto, a inspetora Karla decidiu “examinar” a jovem. “Ela tirou a parte inferior da rouba da mãe e já visualizou parte da cabeça da bebê e tivemos que fazer o parto ali mesmo”.
Michael lembra que o nascimento de uma criança em um via é uma situação atípica, porém todos os agentes são treinados para agirem, conforme os procedimentos, quando necessário.