Presidente do Detran é sabatinado

Data:

Compartilhar:

Priscilla Silva/ GD


O presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Rogers Elizandro Jarbas, é alvo de sabatina realizada pelos deputados estaduais, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta manhã de quarta-feira (04). Ao mesmo tempo, cerca de 90 servidores da autarquia, em greve desde o dia 02, realizam um ato na Casa de Leis e pedem que o Governo Estadual realize o concurso público para preenchimento de cargos no departamento.

Conforme a presidente do Sindicado dos Servidores (Sinetran), Daiane Renner, a discussão desta manhã é norteada pela pauta de reivindicação da categoria. “Ele deve prestar esclarecimentos sobre o que nós já estamos divulgado há algum tempo, que são as consequências do baixo efetivo que geram longas filas e sucateamento do Detran-MT”.

Lucas Povoas Jucá Correa Lima é estava entre os manifestantes presentes no ato desta manhã e revelou as dificuldades enfrentadas pela categoria. “Viemos mostrar o nosso lado, três servidores para fazer a vistoria de 170 carros não tem como, pois é ruim para a população que tem que esperar e para o servidor que tem uma sobrecarga tremenda”. 

Lucas Lima foi categórico em afirmar que “a realização do concurso público é uma maneira moral e legal para melhorar o atendimento no Detran”. O sindicato não foi chamado para participar da reunião entre os deputados e presidente da autarquia. 

Em reunião com a categoria na manhã desta terça-feira (03), representantes do Estado se dispuseram a analisar o edital já elaborado pela gestão anterior. Um novo encontro deverá ser agendado com os grevistas ainda nesta semana.

A paralisação é motivada pelo baixo número de servidores no Detran que é inferior ao que está previsto na Lei Complementar estadual 505/2013, que trata das carreiras da classe. Atualmente, o Detran funciona com apenas 40% de sua mão de obra, cerca de 850 servidores dos 2.100 previstos na Lei.

Durante o encontro de terça, o secretário de Estado de Gestão, Julio Modesto, ressaltou que o edital para o certame já existente e está nas mãos da Procuradoria Geral do Estado e um parecer será emitido ainda esta semana. “O governador Pedro Taques, a partir das consultas prévias com órgãos de controle, com o presidente do Detran-MT, Rogers Jarbas, assim como os representantes do Sinetran, entende o quanto o concurso é necessário. Todos os esforços da máquina pública serão acionados para que o atual edital seja readequado conforme a legislação, ou que um novo certame seja construído”. (Atualizada às 11:50)
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas