Em 5 anos, BR-163 receberá valor equivalente ao da Copa do Mundo

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Foto– Rodinei Crescêncio


 Secretário Cinésio diz que Brasil perdeu a Copa, mas o Estado ganhou a rodovia

A Rota do Oeste deve investir R$ 2,8 bilhões em cinco anos na duplicação, recuperação, manutenção e implantação de melhoria na BR-163, entre a divisa de Mato Grosso do Sul até Sinop, trecho de responsabilidade da concessionária. Esse montante, segundo informações da  Secopa, equivale ao mesmo valor investido em Cuiabá e Várzea Grande para logística e infraestrutura de transportes para a Copa do Mundo de 2014, que chegou a R$ 2,83 bilhões.

Esse valor será aplicado em 450 km, ligando a divisa de Mato Grosso do Sul até Rondonópolis, o contorno de Cuiabá e Várzea Grande e do Posto Gil, em Diamantino, seguindo até Sinop. A duplicação dos outros 400 quilômetros está sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A Rota do Oeste também já realiza os trabalhos para trazer melhorias de curto prazo aos usuários da rodovia, que envolvem a recuperação emergencial e profunda do pavimento, a instalação e recuperação da sinalização, limpeza e roçada da faixa de domínio. Estes serviços serão contínuos até o fim do período de concessão, que é de 30 anos. Durante esse tempo a previsão é que R$ 5,5 bilhões sejam investidos no total. Para a Copa do Mundo, a estimativa é que foram investidos R$ 5,3 bi em todas as obras realizadas em Mato Grosso, incluindo a Arena Pantanal.

Em Cuiabá e Várzea Grande, as obras para a Copa do Mundo no setor de transportes incluem, além do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), a construção de trincheiras, rotatórias e alargamento de pista na região metropolitana. De acordo com o diretor-executivo do Movimento Pró-logística, Edeon Vaz, os benefícios da duplicação da BR-163 vão durar muito mais que os 30 anos de concessão, e representam um avanço maior, que excede a questão do transporte em si, mas abrange o setor da produção agrícola e, consequentemente, a economia do Estado e até do País. “A rodovia é e será por anos uma das principais rotas de escoamento da produção. Mesmo com a abertura de novos caminhos pelo Norte”, afirma Vaz.

O engenheiro civil e mestre da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Eudemir Pereira, explica que obras como as realizadas em Cuiabá são de naturezas distintas se comparadas à duplicação da BR-163, mas pensar em ações como estas representam um avanço para o Estado. “Ambas são muito significativas e o modelo de concessão adotado na rodovia é exemplar. Pela necessidade pungente de melhorias no setor de logística não apenas em Mato Grosso, mas em todo o país, a concessão da BR-163 representa um dos fatos mais importantes registrados na região”, compara Eudemir Pereira.

Dnit

capa br 163

 Concessionária promete investir R$ 2,8 bi em 5 anos para melhorar a  BR-163

Na BR-163, a concessionária já realiza um planejamento extensivo para a implantação de obras de arte que, juntamente com a duplicação, trarão mais fluidez ao trânsito e segurança ao usuário. Entre as ações previstas está a construção de 43 obras de arte, entre viadutos, contornos, acessos, passarelas e marginais urbanas, que trarão melhorias aos 19 municípios que são cortados pela rodovia. Estas obras serão realizadas a partir do sexto ano de concessão, com a conclusão da duplicação.

Para o secretário de Estado de Transportes e Pavimentação Urbana, Cinésio de Oliveira, Mato Grosso realmente ganhou o equivalente a duas Copas do Mundo em investimentos. “O Brasil perdeu o mundial, mas Mato Grosso sai vitorioso. As obras realizadas para mobilidade urbana em virtude da Copa deixam um legado para mais de 30 anos. E a duplicação da BR-163 é a segunda vitória do Estado. Os valores são equivalentes e os benefícios maiores ainda”.

Assim como para Copa do Mundo, os investimentos a serem realizadas na construção da nova BR-163 têm linhas de financiamentos específicas. A concessionária Rota do Oeste venceu o leilão da BR-163 em novembro de 2013, que estava incluído no terceiro lote de concessões do Programa de Investimentos em Logística (PIL) do Governo Federal.

Segundo o diretor-geral da concessionária, Paulo Lins, a BR-163 terá uma dos pedágios mais baratos do país, com a tarifa básica de R$ 2,66 por eixo a cada 100 quilômetros. “Este valor, que será corrigido pela inflação vigente quando for iniciada a cobrança, foi alcançado porque, entre outros fatores, há a possibilidade de financiamento. Assim, o objetivo de transformar a rodovia sem comprometer o desenvolvimento econômico e, até impulsionando o agronegócio, foi alcançado”, explicou. (Com Assessoria)

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