Elayne Mendes/ GD
Um agente penitenciário foi preso na manhã desta sexta-feira (30) tentando entrar na Penitenciária Central do Estado (PCE) com 7 aparelhos celulares. De acordo com o diretor da unidade, Roberval Ferreira Barros, o agente já estava sendo investigado há algum tempo, por suspeitas de colaboração com presos.
Há 2 meses, foi esquematizada uma ação para tentar pegar em flagrante Joanisio Rosa Moraes, 56, que atua na unidade a cerca de 11 anos, porém, após revista nada foi encontrado com o mesmo. Uma nova tentativa foi feita hoje e desta vez Joanisio foi preso em flagrante.
A prisão foi realizada pelo próprio diretor da PCE e por equipes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e Serviço de Operações Especiais (SOE). “Ele confessou que estaria levando os aparelhos para detentos, porém não quis informar quais seriam os beneficiados”, disse Barros.
Moraes foi encaminhado para o Cisc Planalto e o pedido de afastamento do cargo, já foi feito pelo diretor da penitenciária junto a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). “Após as investigação serem finalizadas, entraremos com o pedido de demissão definitivo”, afirmou Roberval.
De acordo com o delegado de plantão no Cisc Planalto, Celso Gomes, o agente foi detido em conformidade com o Artigo 349 A, do Código Penal. “Ele foi pego em flagrante tentanto entrar com celulares, ou seja, foi autuado como qualquer outra pessoa”. (Colaborou Izabel Barrizon)