MT registra 39,2 mil casos de dengue e 31 mortes

Data:

Compartilhar:

Welington Sabino/ GD

Mais 546 novos registros de dengue e 1 morte pela doença foram contabilizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nos últimos 7 dias. Com isso, o Estado já contabiliza 39.320 casos notificados e 31 mortes pela doença té esta quinta-feira (25). Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) online, mecanismo que torna possível o acompanhamento em tempo real em todas as cidades brasileiras, desde que as secretarias municipais de saúde abasteçam o sistema lançando as informações corretamente. Do total de mortes, 26 já foram confirmadas por meio de exames enquanto outras 5 ainda aguardam a conclusão das investigações.

Até a semana passada, no dia 18 de julho eram 30 mortes sendo 24 confirmadas e 6 sob investigação. Um desses óbitos que estava sendo investigado e e agora foi confirmado como dengue ocorreu no município de Lucas do Rio Verde. As notificações da doença em todo o Estado somavam até então, 38.774 casos. De lá para cá esse número aumentou. As cidades que mais registraram mortes pela doença neste ano até o momento são: Sinop com 4 óbitos e Campo Novo dos Parecis, onde 3 pessoas morreram. Na sequência aparecem os municípios de Cuiabá, Primavera do Leste e Sorriso, cada um deles com 2 mortes já confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde.

Os locais onde também já morreram pessoas vítimas da dengue em 2013 são: Aripuanã, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Carlinda, Jaciara, Juara, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Vera, Sapezal e Lucas do Rio Verde. Em cada uma desses cidades houve um óbito por dengue entre 1º de janeiro e 25 de julho deste ano. As 5 mortes que estão sob investigação foram registradas nas cidades de Alto Taquari, Juara, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina e Cuiabá.

Quanto às notificações da doença, Sinop lidera com 6.437 registros, seguido por Rondonópolis com 3.014 notificações, Cuiabá registrou com 2.977 casos e Várzea Grande com 669 registros. De acordo com a SES, são 94 casos graves de dengue até o momento em Mato Grosso. Alerta ainda que o tipo 4 do virus da dengue, que é o mais grave, continua circulando no Estado. As dicas para a população é continuar limpando calhas dos telhados, os pratos dos vasos de plantas. Também é recomendado manter as piscinas limpas e não deixar formar poças d’ água eliminando assim, qualquer tipo de material que possa acumular água.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas