A conquista inédita da Libertadores pelo Atlético-MG, nesta quarta-feira (24), manteve intacta a hegemonia do futebol brasileiro sobre os países vizinhos nos últimos anos. Foi o quarto título consecutivo de um clube do País na maior competição das Américas.
A supremacia do futebol brasileiro, que expõe um período de superioridade econômica do futebol nacional — que tem contratado mais jogadores da América Latina e repatriado craques que foram atuar na Europa —, se torna ainda mais evidente pelo fato de as quatro conquistas terem vindo com quatro clubes diferentes e em cima de representantes de quatro países distintos.
O período de fartura dos brasileiros na Libertadores coincide com a época em que os clubes nacionais passaram a levar mais a sério o torneio continental, a partir dos anos 90 — desde que o São Paulo faturou o título de 1992, foram mais onze canecos de clubes brasileiros, incluindo o conquistado pelo Atlético-MG. Nos anos 80, foram apenas dois triunfos: em 1981, do Flamengo, e 1983, do Grêmio. Na década de 70, somente o Cruzeiro levantou a taça, em 1976, contra o River Plate. O São Paulo foi vice em 1974, perdendo para o Independiente da Argentina.
Nos anos 60, o Palmeiras ficou em segundo lugar em 1968, ano em que o mesmo Independiente foi campeão, e em 1961 (o título ficou com o Peñarol). O histórico time do Santos de Pelé foi bi em 1962 e 1963.
A última série de triunfos começou em 2010, quando o Internacional conquistou a competição sobre o Chivas, do México. No ano seguinte, o Santos venceu a competição sobre o Peñarol, do Uruguai, enquanto o Corinthians chegou ao título em 2012 sobre o Boca Juniors, da Argentina.
Relembre a campanha histórica do Galo
Antes dessa série de conquistas, o Brasil amargou três vice-campeonatos na sequência, com o Grêmio caindo diante do Boca em 2007, o Fluminense para a LDU em 2008 e o Cruzeiro para o Estudiantes em 2009 — São Paulo (2006) e Atlético-PR (2005) também foram vice, mas os campeões (Inter e São Paulo, respectivamente) também reforçam esse grupo de brasileiros que triunfaram.
Herói, Victor lembra título “sofrido”
Em toda a história da competição, esta é a primeira vez que times do Brasil vencem quatro edições consecutivas da Libertadores. O único país a conseguir o feito foi a Argentina, em duas oportunidades: de 1967 a 1970, com o Racing e o tri do Estudiantes; e de 1972 a 1975, quando o Independiente foi hegemônico no continente.
O Atlético-MG foi o décimo clube brasileiro a conquistar o torneio. Ao todo, o Brasil já tem 17 títulos da Libertadores. O País que mais vezes ficou com a taça é a Argentina, com 22 conquistas alcançadas por sete times diferentes.