Presidente diz que sua fala foi “manipulada”; juros futuros fecham em queda
A presidente Dilma Rousseff disse, por meio do Blog do Planalto, que “houve interpretações equivocadas” sobre seus comentários a respeito de inflação feitos em Durban, na África do Sul, em entrevista a veículos de comunicação.
— Foi uma manipulação inadmissível de minha fala. O combate à inflação é um valor em si mesmo e permanente do meu governo.
“A presidenta solicitou ao presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que também desse esclarecimentos sobre o assunto”, informou o blog.
Em entrevista exclusiva ao Grupo Estado no início da tarde, Tombini confirmou que Dilma solicitou a ele para esclarecer o mercado que “qualquer implicação na fala dela hoje de que há tolerância com a inflação é uma interpretação equivocada”.
Mais cedo, em reunião dos Brics (grupo que representa países emergentes), Dilma disse que discordava de polítícias que reduzem crescimento no intuito de combater a inflação. Logo após essa declaração, as taxas futuras de juros, da BMF& Bovespa, foram caindo e acabaram fechando esta quarta-feira em queda.