A Volkswagen apresenta à imprensa nesta semana três novidades de seu catálogo: as novas versões R-Line do Tiguan e CC (que chega ao mercado repaginado) e o novo Fusca. O modelo, antecipado em setembro pela marca, começa a ser vendido em duas versões. A manual terá preço sugerido de R$ 76,6 mil e a automatizada de dupla embreagem parte de R$ 80,9 mil.
Apesar do valor estar abaixo das expectativas iniciais, o modelo ainda se destaca pelo preço, mais de 330% acima do cobrado pelo último Fusca no Brasil, em 1996, em valores corrigidos pela inflação. O desempenho, porém, acompanha a nota fiscal. Equipado com um motor 2.0 turbo de 200 cv, o novo Fusca é mais de dez vezes mais potente do que sua versão de 1935.
Veja como ficou o novo Fusca e compare o modelo com o New Beetle:
O catálogo de opcionais também é vasto e inclui bancos de couro, faróis de LED e xenônio, ar-condicionado digital, sistema de som premium e teto-solar panorâmico. ABS, quatro airbags e controle de estabilidade e tração são de série. A versão manual também estreia este trem de força no Brasil. Até então o motor 2.0 turbo era oferecido apenas com o câmbio automatizado de dupla embreagem ou automático de seis marchas, equipando os modelos Jetta, Passat e Tiguan.
Assim como ocorreu com seu antecessor, o New Beetle, o Fusca compartilha apenas o nome e o estilo de seu "avô". Sua plataforma é a MQB, a mesma usada nos novos Golf, Audi A3 e Seat Leon. O conjunto obriga que o motor e câmbio sejam dianteiros, mas permite o uso de tração integral e suspensão traseira multibraço, recursos impensáveis no primeiro Fusca.