Uma adolescente sofreu uma série de ataques cardíacos depois de tomar pílula anticoncepcional e desenvolver centenas de coágulos sanguíneos.
Quando tinha 19 anos, a britânica Alyce Clark tomava uma dose diária do medicamento Microgynon há apenas um mês quando, de repente, desmaiou em casa e sofreu um ataque cardíaco, segundo o site do jornal Daily Mail.
No caminho para o hospital, ela teve de ser ressuscitada por paramédicos sete vezes dentro da ambulância. Seu estado era tão grave que seus pais, Roger, 61 anos, e Freda, 60 anos, foram aconselhados a “dizer adeus” para a filha no hospital.
Anvisa alerta sobre risco de coágulo sanguíneo em contraceptivo com drospirenona
Uma tomografia computadorizada revelou “centenas” de coágulos sanguíneos que foram de sua perna para o coração e, depois, para seus pulmões. Mas, depois de uma série de injeções anticoagulantes de emergência e dois dias em terapia intensiva, Alyce começou a apresentar sinais de recuperação.
Estudos mostram que, anualmente, entre 15 e 30 mulheres a cada 100 mil que tomam pílula anticoncepcional desenvolverão coágulos sanguíneos potencialmente perigosos à saúde.