O Avaí soube aproveitar a vantagem aberta no primeiro jogo da final do Campeonato Catarinense e segurou o ímpeto do Figueirense no Orlando Scarpelli para se tornar o maio campeão estadual, superando o seu adversário com uma conquista a mais. O time do técnico Hemerson Maria derrotou a equipe alvinegra por 2 a 1 e pôde levantar a taça pela 16ª vez em sua história.
O confronto anterior entre as duas equipesterminou com a larga vitória por 3 a 0 do Leão e deu tranquilidade aos visitantes nos momentos iniciais da partida. Mesmo atrás no placar, o Figueirense não conseguia encaixar bons ataques e sucumbiu diante da marcação imposta por seu adversário no primeiro tempo.
Com uma atuação segura defensivamente, o Avaí se lançou poucas vezes ao ataque e chegou a ameaçar o goleiro Wilson em apenas uma ocasião. Robinho recebeu belo passe na entrada da área e tentou tirar o arqueiro alvinegro do lance, mas acabou chutando para fora a grande chance do Leão sacramentar o título estadual na primeira etapa de jogo.
Após o intervalo, o Figueirense voltou melhor para a partida e tentou buscar o ataque mais vezes. Mesmo com a deficiência na troca de passes, a equipe anfitriã consegui assustar o goleiro Diego com uma finalização de Julio Cesar. O arqueiro, no entanto, se postou bem em sua meta e praticou boa defesa.
O excesso de vontade dos comandados do técnico Branco acabou comprometendo a atuação dos donos da casa aos 10 minutos do segundo tempo. Canuto tentou desarmar Felipe Alves de carrinho e cometeu pênalti. Na cobrança, Cleber Santana chutou forte e calou o Orlando Scarpelli ao celebrar o gol que praticamente encaminhava o título do Avaí.
Com a dianteira estabelecida, o Leão voltou a ter espaços para jogar e aproveitou o desânimo do time adversário para ampliar a sua vantagem na partida. Laércio foi o responsável por balançar as redes aos 26 minutos e colocar o Avaí com as duas mãos na taça.
O Figueirense ainda tentou estragar a festa de seu rival aos 43 minutos, com Jean Deretti. O atleta marcou para sua equipe, mas não havia mais tempo para impedir mais uma conquista estadual do Avaí.