Estado vai reforçar sistema de monitoramento de presos

Data:

Compartilhar:

O Governo de Mato Grosso deve publicar, nas próximas semanas, o edital de licitação para a compra de cinco mil tornozeleiras para o Sistema Prisional. Os equipamentos serão utilizados nos presos do regime semiaberto e também naqueles não-sentenciados, incluídos dentro da nova legislação do Código de Processo Penal (CPP).

De acordo com a Lei nº 12.403, a tornozeleira entra como medida cautelar, decretada pelo juiz, no lugar da prisão preventiva, que está proibida para crimes com pena menor ou igual a quatro anos.

Por meio de assessoria, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informou que já elaborou o edital de licitação e o respectivo termo de referência.

A Sejudh já encaminhou os documentos ao Núcleo Sistêmico do Governo do Estado. Em seguida, os papéis passam para a Secretaria de Estado de Administração (SAD), onde o edital será liberado, publicado e será aberta a concorrência.

A divisão das tornozeleiras entre presos sentenciados e não-sentenciados será de responsabilidade do Poder Judiciário. Atualmente, são 5.346 detentos que receberam sentença e mais 6.202 aguardando por julgamento.

Conforme assessoria da Corregedoria Geral de Justiça de Mato Grosso, a previsão é de que, pelo menos, mil presos não-sentenciados sejam beneficiados neste primeiro momento, com a mudança no Código de Processo Penal.

Para os condenados do regime semiaberto, a Justiça do Estado espera que também, no primeiro momento, mais mil presos façam parte do programa de monitoramento eletrônico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas