ZIKA, DENGUE E CHIKUNGUNYA Especialistas alertam para o uso de repelentes

Data:

Compartilhar:

om a epidemia de dengue e o crescente número de casos febre chikungunya e até mesmo, microcefalia associada à ocorrência do zika vírus em todo o país, pessoas, incluindo gestantes, têm recorrido ao uso de repelentes para tentar se proteger das picadas do Aedes Aegypt, mosquito transmissor dessas doenças.

A dermatologista Eliana Silva, explica que o repelente, uma das formas de proteção mais procuradas, deve ser usada sob orientação médica e não pode ser a única forma de defesa contra o mosquito transmissor da zika, dengue e febre chikungunya. Não é todo produto que pode ser usado em crianças e adultos. Além disso, o uso em excesso pode irritar a pele e até causar problemas mais graves.

“Primeiro é preciso saber que tipo de substância está sendo aplicada. A mais comum é a D.E.E.T (dietiltoloamida), presente na maioria dos repelentes que estão no mercado. Essa substância é tóxica e, por isso, deve ser usada com cautela. Em crianças, por exemplo, a concentração não deve ultrapassar 10%”, explica a dermatologista.

A pediatra Larissa Gomes, destaca que os bebês só podem usar repelente a partir dos seis meses. Antes disso a pele da criança é muito sensível. Por isso, até lá, ela recomenda o uso do creme de citronela, que é manipulado e funciona bem contra insetos.

A médica afirma que é a partir dos seis meses que o bebê começa a ter mais anticorpos e, com isso, uma melhor defesa da pele. “Mas é preciso estar sempre atento aos sinais de alergia que a criança pode vir a ter, principalmente se o pai ou a mãe da criança são alérgicos. Uma solução para amenizar as picadas nos bebês é borrifar o produto no mosquiteiro do berço”, ressalta.

Eliana destaca que não se deve aplicar repelente sobre feridas na pele. Em caso de sprays , é preciso manter distância entre o frasco e o rosto. Caso contrário, o produto pode causar irritação no nariz, ardência nos olhos e tosse. Outro cuidado é não aplicar repelentes nas mãos das crianças. Elas podem passar as mãos nos olhos e na boca.

A dermatologista informa que o repelente tem uma eficácia com duração em torno de 2 horas, e o ideal é limitar em até três vezes por dia. E só utilizar sob orientação médica.

Para as grávidas, os repelentes recomendados são feitos à base de uma substância chamada IR 3535, e também os repelentes à base de citronela. O cheiro é desagradável para o mosquito. Além disso, ele deixa a pele oleosa, o que atrapalha a adesão do mosquito na hora da picada. Mas, antes de tomar qualquer decisão, a gestante deve procurar o médico, para que ela seja avaliada e siga a receita de que tipo de repelente ela pode fazer uso”, alertou Eliana.

Cuidado com as crianças
0 a 6 meses 
Não deve ser usado repelente. Isole a pele com óleo infantil, que ajuda a evitar que o mosquito identifique o cheiro do suor do bebê. O ideal é deixar a pele oleosa. Use telas de proteção na janela e mantenha ambientes fechados.

6 meses a 2 anos 
O ideal é continuar evitando o repelente. Se houver necessidade, prefira usar o produto na roupa da criança antes de vestí-la. Nesse caso, opte por repelentes à base de termetrina, menos tóxico do que o D.E.E.T.

2 a 7 anos 
Use repelentes com moderação. A concentração deve ser menor do que 10% e o produto só deve ser utilizado em áreas expostas do corpo. O ideal é usar ao entardecer, quando há maior circulação de mosquitos. Aconselha-se no máximo duas vezes por dia.

7 a 12 anos 
Ainda deve ser usado o tipo infantil, mas o uso já é mais liberado. Use até três vezes por dia somente nas áreas expostas do corpo.

A partir dos 12 anos 
Pode ser usado o repelente comum, para adultos. O uso também deve ser de três vezes ao dia no máximo. 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...