Renan Marcel e Welington Sabino/ GD
O deputado Wilson Santos (PSDB) foi escolhido pelo governador Pedro Taques (PDT) para ser o líder do governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O anúncio foi feito em sessão ordinária na tarde desta terça-feira (24), após longa reunião na Casa de Leis.
O tucano terá o apoio do deputado Leonardo Albuquerque,o Dr. Leonardo (PDT), como vice-líder.
Wilson disse que aceitou a função por conta da insistência do Palácio Paiaguás. Ele já havia recusado a proposta há duas semanas, mas voltou atrás após novo convite. Seu nome teria sido sacramentado durante a reunião com Paulo Taques, secretário da Casa Civil.
Segundo o secretário, Wilson Santos foi escolhido por conta da sua experiência no Parlamento estadual. Ao deputado, Taques atribuiu grande conhecimento do regimento interno da Casa e também da Constituição de Mato Grosso. “Wilson vai representar muito bem o governo, no sentido de fazer a interlocução com os demais parlamentares de todas as siglas”, disse.
Despontavam como opções nos bastidores os parlamentares Dilmar Dal’Bosco (DEM), que apesar de ter sinalizado positivamente ao desafio não recebeu convite, e José Domingos Fraga,que mesmo sendo do PSD teria simpatia com o grupo da situação.
Os deputados retomaram nesta terça-feira as atividades parlamentares e devem concentrar os debates, inicialmente, na reforma administrativa que será enviada pelo governador. Pedro Taques pretende extinguir cerca de 11130 cargos comissionados, ou seja quase 25% deles, para diminuir gastos com pessoal, que já estariam no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A estimativa é de que os cortes resultem em uma economia de aproximadamente R$ 146 milhões ao ano.
Outro tema que deve pauta as ações dos legisladores é a análise dos vetos do governador a 19 projetos aprovados no ano passado pela Casa, sendo um deles veto parcial. Há ainda a definição da composição das comissões permanentes da Casa e a discussão sobre a criação de uma CPI para investigar o Veículo Leves sobre Trilhos (VLT) e outras obras da Copa do Mundo.