Um sonho antigo, que inclusive já me colocou numa roubada, é o de poder usar o WhatsApp no computador. O conforto e a agilidade do teclado físico não tem igual em dispositivos móveis e como o app está cada vez mais integrado a muitas rotinas de trabalho, não é nada de outro mundo desejar o acesso multiplataforma. Parece que o Facebook deu um primeiro passo tornar esse cenário realidade.
O pessoal do site holandês Android World encontrou strings, trechos usados na interface do WhatsApp, indicando uma ainda inexistente, porém possível versão web do serviço:
Como o WhatsApp utiliza apenas o número do telefone como mecanismo de identificação e autenticação, caso isso seja mesmo verdade (lembre-se: ainda está na base do rumor) será preciso um mecanismo alternativo. Ainda segundo o Android World, eles se depararam com algumas strings chamada “qr_code_hint”. Ou seja, os códigos QR, motivos de chacota neste lado do mundo, poderão ser a chave de acesso o benefício do WhatsApp no computador.
Outra coisa curiosa que os holandeses descobriram foi o endereço web.whatsapp.com. Ele está protegido por uma conta Google – e não é algo geral. Se você entra em qualquer outro subdomínio, como blabla.whatsapp.com, dá de cara com uma mensagem de erro. Será?
Os principais concorrentes do WhatsApp oferecem acesso multiplataforma: Telegram, Viber, Facebook Messenger, Skype, Hangouts… Não seria maluquice imaginar que o Facebook está trabalhando na expansão do app. Se é isso mesmo, ninguém sabe. E se for, a data de lançamento e outros detalhes seguem como incógnitas.