Obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) serão priorizadas do Aeroporto (Várzea Grande) até o Porto (Cuiabá) para ser entregue a tempo da Copa do Mundo, que começa no dia 12 de junho. Inicialmente a previsão de conclusão do modal era para março deste ano. A informação foi confirmada pelo secretário da Secopa, Maurício Guimarães, em entrevista ao Jornal do Meio Dia, na TV Record.
Josi Pettengill/Secom |
Segundo Guimarães, as obras serão concluídas em 2014, mas as datas estão sendo redefinidas pelo governo do Estado. Os prazos não devem implicar no valor total do modal, orçado em R$ 1,477 bilhão. O secretário explicou que por ser uma obra de muita complexidade, inédita no Brasil, demandou muito tempo em execuções e aprovações de projetos.
Além do modal, que possui dois eixos, Aeroporto-CPA e Coxipó-Centro, passando pelas avenidas da FEB, 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (CPA), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa, a implantação conta ainda com 12 obras de arte, viadutos, trincheiras e pontes que darão suporte estrutural ao VLT.
“O VLT será concluso em 2014, mas para a Copa, nós estamos fazendo um esforço adicional para ter a linha 1, mas vamos priorizar até o Porto”, disse o secretário. “O trecho Aeroporto-Porto terá prioridade para facilitar a mobilidade urbana para aqueles que visitarem a Capital durante os jogos”, finalizou.
Quatro jogos serão disputados em Cuiabá: Chile x Austrália (13/6); Coreia x Rússia (17/6); Nigéria x Bósnia (21/6) e Colômbia x Japão (24/6).