O Corinthians entrará no gramado do Pacaembu neste domingo (25), às 16h (de Brasília), para encarar o Bahia com desejo de vingança. Não contra o Tricolor baiano, mas sim contra seu comandante, Joel Santana.
Foi Joel um dos responsáveis por acabar com a invencibilidade do Corinthians no Campeonato Brasileiro e iniciar a fase de instabilidade que dura até hoje no clube. No dia 24 de junho, o treinador comandou o Cruzeiro na vitória por 1 a 0 sobre o Timão, no próprio Pacaembu.
Às vésperas de reencontrar o primeiro algoz da equipe na competição, o lateral-esquerdo Fábio Santos, favorito para ganhar a briga com Ramon e permanecer como titular do setor, apostou que o Bahia virá a São Paulo exatamente da mesma forma que o Cruzeiro se portou na ocasião: retrancado.
– A maior parte das equipes que vêm ao Pacaembu assume essa retranca. Cabe a nós sairmos dela. Não adianta se expor tanto e dar o contra-ataque ao adversário.
O técnico Tite, que não terá o volante Paulinho, suspenso, e ainda espera para saber se poderá contar com Leandro Castán, preferiu deixar a vingança de lado e elogiar o comportamento do time no empate contra o São Paulo.
– Tivemos um resultado no clássico que não foi a vitória, mas um empate aguerrido, demonstrando a determinação do grupo de sair dessa situação. Isso nos deu mais tranquilidade. Esse foi o primeiro passo, agora temos que pensar na vitória sobre o Bahia.
Chicão, afastado por deficiência técnica, continuará fora do time. Edenílson é o favorito para assumir a vaga aberta pela suspensão de Paulinho, enquanto Paulo André está de sobreaviso para o caso de Leandro Castán não poder atuar.
Liedson, poupado do treino de sexta-feira (23), também é dúvida. Se não jogar, Tite deverá promover a entrada do baixinho Jorge Henrique no time titular.
No Bahia, Joel Santana terá que usar a criatividade para superar uma série de problemas. Além de não poder contar com Diones, Ávine e Thiego, contundidos e Jones, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o folclórico treinador não terá à disposição, por força contratual, três atletas ligados ao Corinthians – Lulinha, Dodô e Souza.
Junior, autor do gol da vitória sobre o Atlético-PR, e Maranhão, emprestado pelo Santos, são os favoritos para ficar com duas das três vagas. O substituto de Lulinha no meio-campo permanece indefinido.
Independentemente da formação, Joel mostrou confiança em surpreender novamente o Corinthians e aumentar a turbulência no Parque São Jorge.
– Jogar contra o Corinthians sempre é muito difícil, ainda mais pelos desfalques que nós temos, mas podem ter certeza de que nós vamos pra lá tentar fazer um grande jogo para conseguir um bom resultado.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X BAHIA
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 25 de setembro de 2011, domingo
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Assistentes: Bruno Boschilia e Gilson Bento Coutinho (PR)
CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Wallace, Paulo André (Leandro Castán) e Fábio Santos; Ralf, Edenílson e Alex; Willian, Liedson (Jorge Henrique) e Emerson
Técnico: Tite
BAHIA: Marcelo Lomba; Marcos, Paulo Mirada, Danny Morais e Titi; Fahel, Fabinho, Helder e Camacho; Magno e Junior
Técnico: Joel Santana